Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cantora Taylor Swift foi a que mais lucrou nos EUA; Adele está na lista

A estrela country Taylor Swift foi a cantora que mais ganhou dinheiro nos Estados Unidos no ano passado, seguida da banda irlandesa de rock U2, enquanto a popular britânica Adele ficou entre os dez artistas com maiores receitas apesar de seus problemas de saúde.

Swift, vencedora de vários prêmios Grammy, ganhou um total de 35,7 milhões de dólares com todas as suas fontes de renda nos Estados Unidos, incluindo turnês e vendas de música, segundo o ranking anual 2011 da Billboard.

Em segundo lugar ficaram os veteranos roqueiros de U2, que arrecadaram 32,1 milhões de dólares, incluindo as receitas americanas de sua monumental turnê de dois anos “Turnê 360 graus”, que terminou em julho do ano passado.

Destacando o peso da música na América do Norte, o terceiro lugar foi para Kenny Chesney, que havia tirado um ano sabático de turnês em 2010. Ganhou 29,8 milhões.

Lady Gaga ficou em quarto lugar com 25,4 milhões de dólares, seguida de Lil Wayne com 23,2 milhões e da cantora britânica de soul e jazz Sade, com 16,4 milhões. O roqueiro Bon Jovi ficou em sétimo com 15,8 milhões, e Celine Dion, em oitavo com 14,3 milhões.

Outro artista country, Jason Aldean, ficou em nono lugar, ao ganhar 13,4 milhões, enquanto a britânica Adele completou o ‘top 10’ com 13,1 milhões, apesar de cancelar shows a partir de outubro para se submeter a uma cirurgia de garganta.

Adele, que ganhou seis prêmios Grammy em fevereiro, quebrou uma série de recordes com seu álbum “21”, que passou 23 semanas no topo das listas de Billboard.

“Adele chegou a estar entre os dez artistas principais, apesar de seus problemas com as cordas vocais que limitaram sua capacidade de atuar em público antes de ser obrigada a cancelar dez shows totalmente vendidos nos Estados Unidos”, destacou a Billboard em sua sexta classificação anual ‘Money Makers’ (Fabricantes de dinheiro).

Swift, de 22 anos, ganhou seis prêmios Grammy, quatro no ano passado e dois em fevereiro, um de melhor interpretação solista country e outro de melhor canção country.

Outros grandes nomes na Billboard Top 40 incluem Elton John no 13º lugar com 12 milhões, na frente de Katy Perry em 14º. Os Beatles ficaram em 24º, horas depois de seu catálogo estar finalmente disponível no iTunes.

Justin Bieber, que fez uma parada em sua turnê em 2011 nos Estados Unidos, viu seus lucros diminuírem, ocupando o 35º lugar, com 5,5 milhões de dólares, apesar de ter ficado em novo no ranking de artistas principais da Billboard (Top Artists Chart) no final do ano.