Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Candidata da Venezuela é eleita Miss Mundo 2011

Ivian Lunasol Sarcos Colmenares ganhou de mais de cem concorrentes, em cerimônia realizada neste domingo em Londres

A candidata das Filipinas ficou em segundo lugar

A venezuelana Ivian Lunasol Sarcos Colmenares venceu mais de cem concorrentes e foi escolhida Miss Mundo 2011, em cerimônia realizada neste domingo em Londres. Na segunda colocação ficou a representante das Filipinas, e em terceiro, a candidata de Porto Rico. A ganhadora passará um ano viajando pelo mundo e conhecendo projetos sociais. Entre as sete finalistas, estavam candidatas da Venezuela, Coreia do Sul, África do Sul, Escócia e Inglaterra.

A venezuelana, de 21 anos, tem 1,79 m de altura e é formada em recursos humanos. Ela confessou que chegou a pensar em ser monja quando mais nova. O evento ocorreu no centro de exposições Earl’s Court. Esta é a sexagésima edição do Miss Mundo. “Espero aproveitar o prêmio de maneira produtiva. Estou muito feliz. O que mais quero é poder ajudar os necessitados, como idosos e adolescentes com problemas”, disse a venezuelana, que ficou órfã quando ainda era criança.

Apesar da popularidade da competição, o Miss Mundo recebeu críticas de organizações feministas, que consideram o concurso degradante para as mulheres: “Estamos furiosos com a celebração do Miss Mundo em Londres. Trata-se de uma ofensa à mulher”, declarou uma das organizações.

A diretora do evento, Angie Beasley, rebateu os ataques e disse que o concurso mudou ao longo dos anos e agora as vencedoras participam de eventos beneficentes. “Não se trata apenas de um concurso de beleza. Vivemos numa sociedade livre na qual as mulheres têm o direito de escolha. As participantes do Miss Mundo podem decidir se querem se candidatar ou não”, opinou.

Segundo os organizadores, o evento foi acompanhado por milhares de pessoas em 168 países do mundo. A próxima edição está marcada para acontecer na China.

(Com agência EFE)