Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeã do Carnaval do Rio será definida nesta quarta

Disputa neste ano está acirrada. Mocidade, Salgueiro, Portela e Tijuca se destacaram nas duas noites de desfiles na Sapucaí

O Rio de Janeiro define na tarde desta quarta-feira a escola de samba campeã do Carnaval 2015. A apuração começa às 16h45. As seis primeiras classificadas retornarão ao sambódromo no sábado para o desfile das campeãs.

Leia também:

Vai-Vai quebra hegemonia da Mocidade e leva o Carnaval

Os desfiles deste ano foram marcados pelo equilíbrio entre as escolas. Sob muita chuva, Mocidade Independente de Padre Miguel e Salgueiro foram os destaques da primeira noite. Já Portela e Tijuca despontaram como favoritas na segunda. Abaixo, confira os pontos positivos e negativos de cada escola.

Os critérios de desempate e classificação estão estabelecidos no Regulamento divulgado pela Liesa, a Liga das escolas do Rio. Com a recente extinção do quesito Conjunto, nove serão avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias/Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala/Porta-Bandeira. Cada quesito terá quatro julgadores, que concederão notas entre 9 e 10 pontos, com frações de um décimo.

Em caso de empate, o último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro a ser usado para fazer o desempate. Se a pontuação das agremiações continuar igual, o desempate será feito no quesito anterior, e assim sucessivamente. Caso mesmo assim elas continuem empatadas, a classificação será definida por sorteio.

Só serão admitidos empates entre duas ou mais escolas de samba quando isso ocorrer na primeira colocação, desde que elas tenham obtido, com as três notas válidas, soma de pontos igual em cada um dos quesitos.

(Com Estadão Conteúdo)