Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Caminho das Índias’ conquista Emmy Internacional de melhor telenovela

A novela Caminho das Índias, da Globo, ganhou na noite de segunda-feira o prêmio de melhor telenovela no Emmy Internacional 2009. Essa é a primeira vez que uma produção brasileira é premiada no evento. A cerimônia de entrega aconteceu em no Hotel Hilton de Nova York.

“Depois de um ano como este, é muito emocionante lembrar de tudo o que passamos para chegar até aqui. Estou muito emocionada e sem palavras”, disse a autora da novela, Glória Perez, durante a cerimônia. Juliana Paes, protagonista de Caminho das Índias, também estava presente. “Estou sem ar e feliz da vida. Sinto-me muito prestigiada por fazer parte desse sucesso”, declarou a atriz, que apresentou um dos prêmios da noite.

O Brasil havia recebido cinco indicações e foi o único país latino-americano a ser premiado, apesar de Argentina e México estarem entre os indicados. O Emmy Internacional é composto por doze categorias destinadas a premiar o melhor da televisão mundial, com exceção dos Estados Unidos.

Mas quem brilhou mesmo na 37ª edição do Emmy Internacional foram as produções da Grã-Bretanha, que levaram as estatuetas de cinco das nove categorias nas quais estavam indicadas, desbancando concorrentes como Japão, Polônia e Filipinas. As produções britânicas levaram os prêmios de melhor ator e atriz, melhor documentário, programa artístico e de espaço infantil.

Um britânico também foi o grande destaque da noite: o jornalista David Frost, que recebeu o prêmio especial do júri. Frost ficou conhecido por uma entrevista com o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon. “Me sinto absolutamente honrado por receber um prêmio desta categoria, conquistado no passado por pessoas tão importantes como Steven Spielberg ou Oprah Winfrey”, disse Frost. Também foram premiadas produções da Dinamarca, Japão, Holanda e Alemanha.