Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

British Museum adquire coleção completa de gravuras de Picasso

Londres, 29 nov (EFE).- O British Museum adquiriu uma coleção completa de 100 gravuras de Pablo Picasso, conhecida como ‘Suite Vollard’ e considerada pelos especialistas como uma das principais obras-primas deste gênero no século 20, informou nesta terça-feira a entidade pública.

Elaboradas entre 1930 e 1937, as gravuras serão expostas no museu londrino a partir do próximo verão. A aquisição das gravuras do pintor espanhol só foi possível graças à doação de um gerente de fundos do centro financeiro de Londres, que repassou US$ 1,5 milhão ao British Museum.

Algumas das gravuras foram produzidas ‘durante um período crítico na carreira de Picasso’, explicou o curador de gravuras e desenhos da galeria, Stephen Copel. Muitas delas mostram a modelo e musa de 17 anos do pintor, conhecida como Marie-Thérèse Walter, que também era sua amante.

O próprio Picasso já descreveu suas gravuras como uma espécie de ‘diário visual’, uma maneira de registrar as ideias que surgiam em sua mente.

Segundo o British Museum, as gravuras ‘mostram todo o processo criativo de Picasso’. Em particular, essa coleção é considerada ‘uma das melhores’ do autor e a única completa do artista em mãos de um museu público no Reino Unido.

O curador Stephen Copel também disse que ficou ‘impressionado’ quando recebeu um e-mail do gerente de fundos Hamish Parker dizendo que a coleção de gravuras estaria nas mãos do museu antes do final do ano.

Parker fez a doação em honra ao seu pai, já falecido, que era um grande admirador do British Museum.

Essa coleção de cem gravuras é conhecida como ‘Suite Vollard’ porque pertenceu ao marchand de arte parisiense Ambroise Vollard, que organizou a primeira exposição do artista espanhol em Paris em 1901. EFE