Clique e assine com 88% de desconto

Brit Awards tem Adele campeã e tributo a David Bowie

Em discurso de agradecimento, cantora mostrou-se solidária a Kesha, que briga na Justiça para romper contrato com a Sony e o produtor Dr. Luke

Por Da Redação - 24 fev 2016, 20h01

Sem surpresa, Adele foi a maior vencedora do Brit Awards, nesta quarta-feira. A cantora, que abandonou o look comportado e ousou com um vestido vermelho decotado para a premiação, levou para casa quatro troféus: melhor artista feminina britânica; melhor single britânico, por Hello; melhor álbum britânico do ano, por 25; e sucesso global (que não tem indicados e é dado ao grande nome do ano da música britânica). Adele só perdeu a estatueta de melhor clipe britânico, que foi para Drag Me Down, do One Direction, categoria cujo vencedor é escolhido por voto popular.

Leia também:

Adele abusa do decote no Brit Awards

Grammy impulsiona vendas de discos de Adele e Bieber

Publicidade

Adele canta ‘All I Ask’ na TV – dessa vez, sem falhas no som. Confira

Adele diz que passou o dia todo chorando depois do Grammy

Durante um de seus vários discursos da noite, Adele aproveitou para mostrar seu apoio à cantora Kesha, que briga na Justiça para romper contrato com a Sony e o produtor Dr. Luke, a quem acusa de abuso sexual, físico e emocional. “Eu também gostaria de aproveitar este momento para demonstrar publicamente meu apoio a Kesha”, disse a cantora rapidamente, antes de deixar o palco com seu primeiro prêmio, o de melhor artista feminina britânica.

Tributo a Bowie – Outro momento importante da noite foi o tributo a David Bowie, morto em 10 de janeiro. A homenagem ficou a cargo da cantora Lorde, que apresentou a música Life on Mars junto com a banda que acompanhava o britânico. Antes de Lorde subir ao palco, a cantora Annie Lennox e o ator Gary Oldman, velho amigo de Bowie, falaram sobre o músico.

Publicidade

“O mundo foi surpreendido e balançado pela notícia de que David Bowie havia morrido”, começou Annie. “Eu suspeito que todos ainda estejam tentando processar esse evento inesperado. Mesmo se não o conhecessem pessoalmente, as pessoas devem sentir que as coisas jamais serão como antes. Ele tinha esse tipo de importância.”

“Nos anos recentes, David raramente falava sobre sua música e seu processo criativo”, lembrou Oldman. “Mas em um desses raros momentos, ele exprimiu, de forma graciosa e eloquente: ‘A música me deu quarenta anos de experiências extraordinárias. Não posso dizer que as dores e os eventos trágicos da vida foram minimizados por isso, mas ela me deu companhia quando eu me sentia solitário, e uma maneira incrível de me comunicar quando eu queria tocar as pessoas.'”

Confira abaixo a lista completa de vencedores do Brit Awards 2016:

Álbum britânico do ano – Adele, 25

Publicidade

Melhor clipe de artista britânico – One Direction, Drag Me Down

Artista feminina internacional – Björk

Revelação britânica – Catfish & the Bottlemen

Artista masculino internacional – Justin Bieber

Publicidade

Grupo britânico – Coldplay

Single britânico – Adele, Hello

Artista feminina britânica – Adele

Artista masculino britânico – James Bay

Publicidade

Grupo internacional – Tame Impala

Escolha da crítica – Jack Garratt

Produtor britânico do ano – Charlie Andrew

Sucesso global – Adele

Publicidade

(Da redação)

Publicidade