Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Brás Cubas’, de Machado de Assis, é o 4º livro preferido de Woody Allen

Cineasta recebeu a obra pelo correio de um brasileiro, e só leu porque tinha poucas páginas

Epitaph of a Small Winner é o quarto livro na lista dos cinco preferidos do cineasta Woody Allen. Para quem não reconheceu, se trata do clássico nacional Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que o diretor recebeu pelo correio de um brasileiro desconhecido, com um bilhete que dizia “Você vai gostar”, e que só leu porque tinha poucas páginas.

“Eu fiquei surpreso com a leitura, ao mesmo tempo divertida e encantadora. Não podia acreditar que Machado de Assis viveu há tanto tempo. Você poderia pensar que ele escreveu o livro ontem, ele é tão moderno e engraçado”, disse o diretor ao jornal britânico The Guardian, ao qual listou seu top 5 literário. “É um trabalho muito, muito original, que fez soar algo dentro de mim, da mesma forma que O Apanhador no Campo de Centeio. Ambos falam de temas que eu aprecio, com perspicácia e sem sentimentalismo.”

O mencionado livro de JD Salinger, aliás, encabeça a lista de preferências literárias de Allen. A relação se completa com a coletânea de textos de humor The world of S. J. Perelman, na terceira posição, e as biografias Really the Blues, de Mezz Mezzrow e Bernard Wolfe, feita com memórias e histórias apócrifas do clarinetista Mezzrow, na vice-liderança, e Elia Kazan, de Richard Schickel, sobre o cineasta de mesmo nome, no quinto lugar.

Confira aqui a matéria do jornal The Guardian.