Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Boyhood’ encara cinebiografias no Globo de Ouro

Filme de Richard Linklater se destaca como favorito entre uma leva de produções baseadas em histórias verídicas. Acompanhe a cerimônia ao vivo pelo site de VEJA

Os indicados ao Globo de Ouro de melhor filme dramático, principal categoria da premiação que acontece neste domingo, apresentam uma particularidade curiosa: dos cinco concorrentes, quatro são cinebiografias. E o estranho no ninho, o longa Boyhood – Da Infância à Juventude, flerta com o estilo biográfico ao acompanhar um grupo de atores por 12 anos, porém, com um roteiro fictício.

Justamente por sua ousadia em seguir o rito de passagem de um garoto para a vida adulta, Boyhood é um dos favoritos a sair vencedor da cerimônia, conhecida por ser um forte termômetro do Oscar. Na disputa pelo troféu de filme dramático estão as cinebiografias britânicas O Jogo da Imitação, com direção de Morten Tyldum, baseado na história real do matemático inglês Alan Turgin, interpretado por Benedict Cumberbatch; e A Teoria de Tudo, que apresenta a trajetória do físico Stephen Hawking, vivido por Eddie Redmayne. Os americanos Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, sobre o lutador Mark Schultz; e Selma, que acompanha parte da vida de Martin Luther King; completam a lista de concorrentes com tramas reais levadas às salas escuras.

Leia também:

‘Birdman’ lidera indicações ao Globo de Ouro 2015

Casal de ’50 Tons’ vai apresentar prêmio no Globo de Ouro

A premiação, que será apresentada por Tina Fey e Amy Poehler, elege os melhores da TV e do cinema, em categorias que se dividem entre dramas e comédias/musicais. Confira abaixo os favoritos da sétima arte.

A 72ª edição do Globo de Ouro acontece neste domingo, 11 de janeiro, e será exibida no Brasil pelo canal TNT, a partir das 22 horas. Acompanhe a cobertura completa ao vivo no site de VEJA.