Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boni não engole a derrota da Beija-Flor – e ataca jurados

Escola, que amargou o sétimo lugar no Carnaval 2014 e ficou fora do desfile das campeãs, fez um DVD para dizer que foi vítima de um 'garfo premeditado'

Passado um mês do Carnaval, a Beija-Flor ainda não digeriu o sétimo lugar conquistado no desfile das escolas de samba do Grupo Especial – foi a primeira vez, em mais de vinte anos, que a azul-e-branca ficou fora do desfile das campeãs na Marquês de Sapucaí. Um DVD distribuído esta semana pela TV Vanguarda, afiliada da Globo sob o comando de Boni, enumera os motivos pelos quais a agremiação considera injusta a avaliação dos jurados. E mais: manipulada. O ex-diretor geral da Rede Globo homenageado no enredo afirmou, logo após a apuração, ter certeza de que integrantes do júri combinaram suas notas no intuito de prejudicar a Beija-Flor.

No ar a mensagem de um beija-flor garfado é o título do vídeo, que classifica a escola como “legítima campeã do Carnaval 2014”. Nos três primeiros minutos, um narrador relembra cenas do que chama de “desfile histórico”, que “trouxe de volta para o Carnaval a suntuosidade, o luxo e a riqueza. Trouxe história e informação. Trouxe alegria e humor. Emoção e amor”. Eles usam, ainda, uma avaliação da própria TV Globo durante a transmissão, que classificava como ‘pegando fogo’ um desfile que estivesse levantando o público.

“É entre as melhores posições que (a escola) teria ficado, se tivesse havido alguma lógica no julgamento”, critica o narrador, acrescentando que a sétima colocação “deixa a certeza do garfo premeditado”. E continua: “A mentira fica tão evidente e é tão grande, que nem consegue se esconder atrás da enorme falta de vergonha demonstrada”. Sem citar nomes nem acusar diretamente ninguém, o vídeo parabeniza a agremiação pelo ‘título moral’ e mostra os melhores momentos do desfile – com exibição da TV Globo, com direito a logo da emissora.

Leia também:

Leia também: Unidos da Tijuca e a vitória do Carnaval profissional

Apuração – A Beija-Flor protestou contra as notas recebidas ainda na apuração. O primeiro dez da escola doze vezes campeã veio somente no quarto quesito: Mestre-Sala e Porta-Bandeira – nos três anteriores, Enredo, Fantasia e Alegorias, as avaliações ficaram entre 9,7 e 9,9. A azul-e-branca ainda recebeu um impressionante 9,5 em samba-enredo, que tinha no refrão: “Boni tu és o astro da televisão / Fiz, da sua vida minha inspiração / Vem, a festa é sua, a festa é nossa de quem quiser / Mostra que babado é esse de samba no pé”. Em um Carnaval no qual apenas um décimo separa a campeã da vice, qualquer ponto é precioso.