Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Beyoncé é processada por plágio em trailer de ‘Lemonade’

Cineasta acusa cantora de roubar elementos visuais de um de seus filmes ao promover o álbum

Um cineasta americano está processando a cantora Beyoncé por plágio, segundo conta o The Hollywood Reporter. Matthew Fulks alega que a cantora copiou ideias de um de seus curtas, chamado Palinoia, para o trailer do álbum visual Lemonade, lançado em abril deste ano em parceria com a HBO.

LEIA TAMBÉM:

‘Lemonade’, de Beyoncé, ganha data de exibição na HBO

Beyoncé gabarita parada americana com ‘Lemonade’

Beyoncé tira recorde de Taylor Swift com ‘Lemonade’

Beyoncé canta sobre traição e o poder da mulher negra em novo disco

Segundo o processo judicial, Fulks afirma que várias cenas do seu curta-metragem foram recriadas no trailer da esposa de Jay Z, e que membros da equipe dela tiveram acesso ao seu trabalho em julho de 2015, cinco meses antes das gravações de Lemonade começarem. O cineasta disse que foi contactado por alguém da Columbia Records — selo com o qual Beyoncé tem contrato –, e que links para Palinoia foram enviados para Bryan Younce, que já dirigiu vídeos para a cantora no passado.

O documento entregue a um tribunal de Nova York lista nove elementos visuais, que aparecem em 39 segundos do trailer de um minuto de Lemonade, e que teriam semelhanças com o trabalho anterior de Fulks, como cenas de um estacionamento, closes em preto e branco, imagens com uma luz vermelha bem forte, e Beyoncé com a cabeça abaixada apoiada em um carro. “É substancialmente similar ao trabalho Palinoia”, diz a denúncia

O processo aponta como réus a Sony Music, Beyoncé, Columbia Records e a Parkwood Entertainment. Matthew Fulks quer parte dos lucros da exploração de sua obra e participação nas vendas de Lemonade. O álbum visual irá ao ar na televisão brasileira no dia 17 de junho, no canal pago HBO.