Clique e assine a partir de 9,90/mês

Beyoncé ajuda Louvre a bater recorde de visitantes em 2018

Museu francês recebeu mais de 10 milhões de pessoas no ano

Por Redação - 3 jan 2019, 14h29

O Louvre, o museu mais visitado do mundo, ultrapassou a marca dos dez milhões de visitantes em 2018, uma cifra inigualável para um museu internacional de belas artes e antiguidades, segundo sua administração. “Pela primeira vez em sua história, e acho que pela primeira vez na história dos museus, mais de dez milhões de visitantes compareceram ao Louvre em 2018”, afirmou Jean-Luc Martinez, diretor do museu.

Com 10,2 milhões de visitantes, o Louvre registrou um aumento de 25% em relação a 2017 (8,1 milhões) e bateu seu próprio recorde de público (9,7 milhões em 2012).

O jornal The Guardian destaca que mais de 50% dos visitantes eram jovens com menos de 30 anos, movimentação  impulsionada pelo sucesso do vídeo Apeshit, gravado por Beyoncé e Jay-Z na instituição. De carona na popularidade do clipe, que soma 150 milhões de visualizações no YouTube, o museu organizou um roteiro especial para os visitantes apreciarem as pinturas que aparecem no clipe.

Continua após a publicidade

No total dos visitantes de 2018, os estrangeiros representam quase três quartos, mas os franceses continuam sendo a principal nacionalidade (2,5 milhões, ou 25% do total).

Em 2017, o Louvre foi seguido em número de visitantes pelo Museu Nacional da China, com 8 milhões, e pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York (7,3).

Para o próximo ano, o Louvre pretende aumentar este número ao oferecer visitas noturnas gratuitas todo primeiro sábado do mês.

(Com agência France-Presse)

Publicidade