Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bela Gil defende alternativa à pasta de dente com artigos científicos

Filha de Gilberto Gil causou controvérsia nas redes sociais ao dizer que escovava os dentes com cúrcuma

Exatos dois meses depois de causar controvérsia e motivar piadas ao postar a foto da lancheira saudável de sua filha nas redes sociais, Bela Gil voltou a virar alvo ao divulgar uma alternativa aos cremes dentais tradicionais. A nutricionista e filha de Gilberto Gil afirmou nesta terça-feira em sua página no Facebook que substituía a pasta de dente por cúrcuma, planta cujo pó é geralmente usado como tempero – e recebeu uma saraivada de críticas. Após o caso ganhar repercussão, ela defendeu seu método de higienização bucal com artigos científicos que comprovariam a eficácia da cúrcuma.

Leia também:

Marmita saudável da filha de Bela Gil vira piada nas redes sociais

Bela Gil é a nova guru da alimentação saudável

“Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)! Antisséptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto). Não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros porcaritos mais!”, escreveu Bela na primeira postagem. “Quem quiser experimentar vale a pena, o seu bolso e sua saúde agradecem! Ah, antes que alguém pergunte, não deixa os dentes amarelos e sim super limpos e branquinhos. Se quiser pode adicionar uma pitada de canela também.”

Muitos usuários das redes sociais criticaram a sugestão da moça, dizendo que ela não tinha formação como dentista. “Poxa, parabéns Bela Gil, não sabia que além de nutricionista você também era dentista! Ótima dica, você também sabe dar dicas de engenharia, física, medicina etc? Já que a formação já não é mais importante para falar sobre o que realmente é estudado, você começou bem com a asneira”, escreveu uma pessoa, recebendo mais de 2.500 curtidas pelo comentário.

A nutricionista voltou ao Facebook e tentou se explicar, dizendo que estava apenas dando uma dica. “Gente, não sabia que tinha tanto dentista no mundo! hahaha Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas no dia a dia”, escreveu. “Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os benefícios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente. O flúor está relacionado com fratura óssea, câncer de boca, hipotireoidismo etc. Só não quero mais uma fonte dele na minha vida. Opinião minha – Não sou dentista – Experimenta quem quiser! Vou ao dentista 2 vezes por ano, e só tive cárie uma vez na vida ainda criança quando comia besteira e usava pasta de dente com flúor!”

Logo depois, como as críticas não arrefeceram, Bela publicou um texto em seu blog, com uma série de links que direcionavam para artigos científicos que tratavam dos benefícios da cúrcuma para a saúde bucal e dos malefícios do flúor para a saúde. “Parece que eu ofendi profundamente a comunidade odontológica nas redes sociais quando disse que usava cúrcuma no lugar da pasta de dente e achava isso mais saudável por não conter flúor (pois acho o flúor um ‘porcarito’)”, escreveu. “Eu já respondi a alguns comentários, mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes.”

Antes da lista com os artigos, Bela deu outra dica: “E para aqueles que gostam de experimentar coisas novas, o bochecho com óleo de coco no lugar do enxaguante bucal também é ótimo!”

(Da redação)