Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Autora de ‘Harry Potter’ volta com humor negro para adultos

Nada de bruxos, crianças ou série de livros. A nova investida nas letras da escritora britânica J.K. Rowling, criadora da saga Harry Potter, será um romance de humor negro para adultos. Em The Casual Vacancy (A Vaga Casual), previsto para setembro, Rowling conta a história de uma fictícia aldeia inglesa, Pagford, envolvida na substituição de um vereador morto repentinamente. A britânica, porém, continua prolífica: o livro terá 408 páginas.

Com seu mercado, sua praça de calçamento de pedra e uma igreja, Pagford pode parecer um paraíso inglês, mas por trás de sua bonita fachada se esconde “uma cidade em guerra”, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira pela editora Little, Brown, que publicará o romance. “A vaga deixada por Barry Fairweather na Câmara de Vereadores se tornará catalisador da maior guerra que a cidade já conheceu”, diz a nota. “Ricos contra pobres, adolescentes contra os pais, esposas contra maridos, professores contra alunos. Pagford vai mostrar que não é a cidade que parecia ser.”

Para o novo projeto, J.K. Rowling deixou a Bloomsbury, editora britânica que a tornou milionária com a publicação dos sete livros da série Harry Potter. A editora Little, Brown faz parte do grupo Hachette, que cuidará da publicação do romance no exterior.

A saga Harry Potter é uma das mais bem sucedidas publicações da história da literatura, com mais de 450 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. As adaptações para o cinema da série também superaram todos os recordes de bilheteria, com mais de 7 bilhões de dólares arrecadados. A saga fez de J.K. Rowling, 46 anos, a 15ª mulher mais rica do Reino Unido, segundo uma lista de 2011 divulgada pelo jornal Sunday Times, com uma fortuna de 530 milhões de libras (625 milhões de euros).

(Com agência France-Presse)