Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Austrália divulga imagens inéditas dos Beatles. Assista

Vídeo de 1965 mostra os quatro músicos no camarim de um programa de televisão

Uma agência australiana divulgou nesta terça-feira imagens raras e inéditas dos integrantes dos Beatles filmadas em 1965. No vídeo de 49 segundos, George Harrison, Paul McCartney, John Lennon e Ringo Starr aparecem no camarim de um programa de televisão britânico, momentos antes de se apresentarem. A sequência, em preto e branco e sem áudio, foi considerada “realmente excepcional” pelo Arquivo Nacional Australiano de Som e Imagem (NFSA, sigla em inglês), responsável por tornar público o clipe.

Leia também:

George Martin, produtor dos Beatles, morre aos 90 anos

‘Come Together’ é a mais tocada dos Beatles no Spotify

Contrato que lançou Beatles à fama é leiloado por R$ 2,2 milhões

As imagens foram feitas em 1º de novembro de 1965 por Dawn Swane, um dançarino e maquiador que trabalhava na época para a TV Granada. Ao NFSA, Swane, hoje com 83 anos, disse que estava com os Beatles “na sala de maquiagem e bebendo champanhe”. “Não sei se foi John ou Ringo, mas pegaram a câmera e disseram ‘este não é o jeito de usar uma câmera’, e começaram a balançar ela de cima para baixo. Todo mundo estava brincando”, afirmou. “Mas foi genial, quero dizer que eram boas pessoas, de verdade”.

As imagens são parte de um conjunto doado ao NFSA pela filha de Swane, Melinda Doring. Também há um momento do ator Michael Caine sentado na cadeira de maquiagem. Melinda explicou que assistiu ao vídeo pela primeira vez quando era adolescente, mas que o descobriu novamente há quatro anos. “Sabia que havia material suficiente para ser preservado e entendi que era o momento de chamar o Arquivo para estabilizá-lo e preservá-lo antes que se perdesse para sempre”, disse ela à agência AFP.


(Com AFP)