Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atriz de ‘The Crown’ recebeu indenização por diferença salarial, diz site

Claire Foy ganhou cerca de 1 milhão de reais da Netflix para equiparar salário

A atriz britânica Claire Foy, que viveu a rainha Elizabeth II nas duas primeiras temporadas da série The Crown, da Netflix, pode ter recebido uma compensação de até 200.000 libras (cerca de 1 milhão de reais) dos produtores da série para sanar a disparidade salarial entre ela e o colega de elenco Matt Smith, que viveu o príncipe Philip.

A informação, não confirmada oficialmente pela Netflix, é do site Daily Mail. A indenização vem após uma grande polêmica, quando os produtores Suzanne Mackie e Andy Harries revelaram que Claire, a protagonista da série, recebia cerca de 29.000 libras a menos que Smith por episódio. Na época, os produtores justificaram que o pagamento maior a Matt seria por sua fama, após ter protagonizado quatro temporadas de Doctor Who.

Depois de uma desculpa oficial dos produtores e da Netflix, foi assegurado que de agora em diante nenhum ator vai ganhar mais que a intérprete da rainha na série — papel que vai para Olivia Colman, de Broadchurch, na terceira temporada. Smith também deixa o papel de Philip e passa a coroa a Tobias Menzies, de Game of Thrones.

Em nota ao Daily Mail, a produtora Left Bank Pictures se responsabilizou mais uma vez pela disparidade. “Estamos totalmente unidos na luta por pagamento igualitário, livre de gêneros, e numa readequação da forma como a indústria trata as mulheres em frente e por trás da câmera”, diz o comunicado.