Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atores encenam ‘Sonho de uma Noite de Verão’ com a pronúncia original

Grupo de universidade ensaia peça usando inglês dos tempos de Shakespeare

Um grupo de alunos da Universidade de Kansas, nos EUA, está no período de ensaios para a apresentação da peça Sonho de uma Noite de Verão. Eles prometem um jeito “velho” de atuar: usando o inglês falado nos tempos do autor da peça, William Shakespeare, que viveu entre os anos de 1564 e 1616 na Inglaterra.

A ideia foi do professor da turma, Paul Meier, que teve a ajuda do autor inglês David Crystal, uma autoridade no assunto, e que escreveu mais de 100 livros de linguística e pronúncia do idioma.

“Como era o inglês naquele tempo? Era chique ou não? Mais parecido com o inglês britânico ou o norte-americano? O público iria entender?”. Essas são as perguntas que Meier, com mais de 30 anos de experiência como professor de teatro, pretende responder quando a peça estrear, em 11 de novembro no campus da Universidade de Kansas.

Esta será a primeira vez que uma obra de Shakespeare será encenada nos Estados Unidos usando a pronúncia original da época em que foi feita. Confira o resultado no vídeo abaixo, que apresenta um trecho do ensaio dos estudantes da Universidade de Kansas.