Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ator egípcio Omar Sharif sofre de Alzheimer

O ator egípcio Omar Sharif, coprotagonista do filme Lawrence da Arábia, sofre de Alzheimer. Os rumores sobre a saúde do artista, que tem 83 anos e está afastado há anos da vida pública, começaram a circular nas últimas semanas, até que no último sábado o seu único filho, Tarek, confirmou a doença ao jornal espanhol El Mundo. “Meu pai tem Alzheimer. É difícil determinar em que fase está”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Omar Sharif nega indenização a homem agredido por ele nos EUA

Sharif entrou para a história do cinema ao interpretar, em 1962, o Sherif Ali no lendário Lawrence da Arábia, filme que conta a participação do arqueólogo e escritor britânico Thomas Edward Lawrence nas rebeliões árabes da Primeira Guerra Mundial. O filme ganhou sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme e de Melhor Diretor para David Lean, enquanto Sharif recebeu sua única indicação para um Oscar, o de Melhor Ator Coadjuvante.

O ator egípcio estrelou Doutor Jivago, outro grande filme dirigido por Lean, com história centrada na Rússia do início do século XX até a queda do czar Nicolau II, em 1917, a Primeira Guerra Mundial e as mudanças na sociedade russa. O filme levou cinco Oscars.

A filmografia de Sharif ainda inclui Funny Girls (1968), com Barbra Streisand, e Che! (1969), em que interpretou o revolucionário argentino Che Guevara.

(Com agência France-Presse)