Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assim como o Oscar, Emmy Awards abre mão de apresentador

Premiação que elege os melhores da TV será exibida sem anfitrião pela primeira vez em 16 anos. Canal Fox espera crescimento na audiência.

Pela primeira vez em 16 anos, a cerimônia do Emmy não terá um apresentador. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 7, por Charlie Collier, presidente da Fox Entertainment, canal que exibirá a premiação neste ano. A última vez que o evento ficou sem um anfitrião foi em 2003, quando a atração também foi ao ar pela Fox – escolha feita em duas outras ocasiões na história, em 1998 e em 1975.

A decisão segue os moldes do Oscar 2019, que registrou um crescimento de 12% na audiência em relação ao ano anterior. Para atrair espectadores, a emissora americana ABC encurtou a premiação e deu lugar a filmes mais populares, como Pantera Negra e Nasce uma Estrela, com Lady Gaga. A cerimônia, contudo, também chamou a atenção ao optar por não ter um mestre de cerimônia: saída para lidar com a polêmica em torno do apresentador convidado, Kevin Hart, que desistiu do posto após ser acusado de homofobia.

“Se você tem um anfitrião e um número de abertura, são 15 ou 20 minutos que se perde para saudar as produções. Nossa equipe teve que balancear isso”, disse Collier ao The Hollywood Reporter

O Emmy Awards é a maior premiação da televisão americana e é tradicionalmente exibido por um dos quatro grandes canais do país: ABC, CBS, NBC e Fox. Em 2018, os astros de Saturday Night Live Colin Jost e Michael Che conduziram a noite, que foi ao ar pela NBC.

Colin Jost e Michael Che durante edição de 2018 do Emmy Awards.

Colin Jost e Michael Che durante edição de 2018 do Emmy Awards. (Phil McCarten/Invision for the Television Academy/AP Image/AP)

A edição de 2019 acontecerá no dia 22 de setembro, em um domingo — outra estratégia para elevar a audiência, já que a edição anterior aconteceu em uma segunda-feira. Apesar das críticas, a última temporada de Game Of Thrones lidera as indicações, concorrendo em 32 categorias. Confira lista de indicados.

“O que é interessante sobre esse ano é a quantidade de séries incríveis das quais estamos nos despedindo: Game of Thrones, Empire, Veep, Big Bang Theory — o que nos dará mais tempo para celebrar estes títulos”, declarou Collier. 

No Brasil, o evento será transmitido pela canal por assinatura TNT, às 21h no horário de Brasília.