Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Assédio sexual: carta aberta de 7 mil mulheres do mundo das artes

Movimento 'Not Surprised 2017' foi criado após acusações de assédio contra Knight Landesman, ex-diretor da revista americana ArtForum'

Por AFP 31 out 2017, 10h17

Cindy Sherman, Laurie Anderson, Jenny Holzer e outras grandes artistas contemporâneas se uniram a mais de 7.000 mulheres para denunciar o assédio sexual no mundo das artes. O movimento intitulado de Not Surprised 2017 foi criado nesta segunda-feira e acumulou a assinatura de mulheres de todo o mundo.

A iniciativa começou em um grupo de discussão de mulheres e se ampliou rapidamente, após a renúncia, na semana passada, de Knight Landesman, diretor da revista americana ArtForum, uma das mais influentes no mundo da arte. Landesman é acusado de assédio sexual em uma ação apresentada em Nova York por uma ex-funcionária da Artforum, Amanda Schmitt, que também cita assédio do diretor contra outras oito pessoas.

“Somos artistas, administradoras, assistentes, curadoras, críticas de arte, diretoras, editoras, estudantes, pesquisadoras e universitárias que trabalham no mundo da arte contemporânea e fomos vítimas de assédio, rebaixadas, infantilizadas, depreciadas, ameaçadas e intimidadas por aquelas e aqueles em posição de poder”, afirmam em uma carta aberta divulgada.

Continua após a publicidade

“Nós vamos denunciar aqueles que continuarem nos explorando, silenciando e destratando. Suas ações não ficarão mais em segredo”, garantem. A carta foi um primeiro passo para as próximas ações do grupo, que acontecerão após novas discussões entre as mulheres.

View this post on Instagram

Abuse of power comes as no surprise. Link with letter and full list of signatures in bio. Twitter: @Not_Surprised1 #notsurprised

A post shared by notsurprised2018 (@notsurprised2018) on

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.