Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assange pode lançar-se candidato ao Senado da Austrália

Sydney (Austrália), 17 mar (EFE).- O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, detido no Reino Unido à espera de uma eventual extradição à Suécia, planeja lançar-se candidato ao Senado da Austrália, informou neste sábado a cadeia de televisão australiana ‘ABC’.

Segundo o citado meio, o WikiLeaks indicou por meio da rede social Twitter que a candidatura de Assange, que tem nacionalidade australiana, ‘será anunciada no momento apropriado’.

Além disso, o portal apresentará um candidato para disputar a cadeira do Parlamento que é ocupada pela primeira-ministra do país, Julia Gillard.

A chefe do Governo australiano ganhou no pleito realizado em agosto de 2010 a vaga pela localidade de Lalor, situada 18 quilômetros ao norte de Melbourne, no estado de Victoria.

As próximas eleições ao Senado australiano estão previstas para 2013.

Atualmente, Assange está em liberdade condicional enquanto aguarda a decisão do Tribunal Supremo sobre sua extradição à Suécia por um delito de assédio sexual. A sentença pode abrir a via judicial para sua entrega às autoridades dos Estados Unidos, onde é reclamado por revelar documentação confidencial por meio do WikiLeaks. EFE