Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ArtRio: visita a um jardim secreto de Burle Marx

Jardim-terraço projetado pelo paisagista foi emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck

No topo de um prédio modernista tombado, no centro do Rio de Janeiro e com o Pão de Açúcar ao fundo, visitantes da feira de arte ArtRio tiveram a chance de conhecer, na tarde desta quinta-feira, um tesouro resgatado: um jardim-terraço projetado pelo paisagista Burle Marx e emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck.

O espaço no alto do edifício do IRB Brasil RE, empresa de resseguros que é apoiadora da feira de arte, é um projeto dos irmãos M.M.M. Roberto (Marcelo, Milton e Maurício) inaugurado em 1942 e um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. Foi totalmente descaracterizado ao longo dos anos e vinha sendo restaurado desde 2015.

Claudia Saldanha, neta de Paulo Werneck, conta que todos os painéis do avô estavam destruídos e a maior parte das pastilhas usadas desapareceu. “Encontramos um pouquinho dentro de uma antiga caixa d’água”, diz. A reconstituição foi feita a partir dos desenhos de Werneck, realizados em aquarela, e de fotos encontradas em revistas da década de 1940. Os mosaicos — sete no total — têm temática geométrica e também figurativa, com imagens de cavalos e de uma sereia.

Jardim-terraço projetado pelo paisagista Burle Marx e emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck

Jardim-terraço projetado pelo paisagista Burle Marx e emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck (//Divulgação)

Quando a restauração começou, o terraço era uma lage vazia, sem nem um pedaço do jardim de Burle Marx. A partir dos desenhos do paisagista para o espaço, as plantas nativas brasileiras foram replantadas, com seus contrastes de cores e volumes, e o espelho d’água foi recuperado. A reforma custou 5 milhões de reais. O IRB tem planos de abrir o local para a visitação pública.

Jardim-terraço projetado pelo paisagista Burle Marx e emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck

Jardim-terraço projetado pelo paisagista Burle Marx e emoldurado por painéis e mosaicos do artista Paulo Werneck (//Divulgação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando E. F. Fernandes

    Lindo! Que trabalhos como esse, resgatando a criatividade, leveza e alegria do brasileiro nos traga inspiração para tempos de honestidade e prosperidade. VEJA, dedique mais espaço para as belas artes. Obrigado pela reportagem e imagens.

    Curtir