Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Artista espanhola homenageia Oscar Niemeyer em festival de música e dança

Por Da Redação - 1 jul 2012, 12h42

Granada (Espanha), 1 jul (EFE).- O arquiteto Oscar Niemeyer vai ser homenageado pela bailarina e coreógrafa espanhola María Pagés, durante o Festival Internacional de Música e Dança de Granada (Espanha), que será realizado a partir desta segunda-feira.

Reconhecida internacionalmente por seu pessoal conceito estético do flamenco, a artista vai apresentar o espetáculo ‘Utopia’, inspirado na obra do brasileiro, que aos 103 anos continua deixando sua marca em projetos, além da integridade, compromisso e solidariedade que guiaram sua vida, informou a organização em nota.

Niemeyer e Pagés tiveram inúmeros encontros no estúdio do arquiteto, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir dessa amizade e de uma profunda admiração, nasceu a obra da artista sevilhana, definida como uma reflexão emocional sobre o desejo, a imaginação e o instinto dos seres humanos que sonham com um futuro melhor.

Sete bailarinos interpretam junto com Pagés a experiência ética e estética do inconformismo e da utopia, com música interpretada ao vivo pelo espanhol Rubén Lebaniegos e pelo brasileiro Fred Martins, que compuseram as canções do espetáculo.

Publicidade

A montagem é, em sua essência, uma dança poetizada com poemas de Baudaleire, Benedetti, Neruda, Machado, Larbi el Harti e do próprio Niemeyer. EFE

Publicidade