Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apresentada a suposta primeira versão da Mona Lisa

Segundo fundação baseada na Suíça, quadro seria versão anterior do retrato famoso de Lisa Gherardini feito por Leonardo Da Vinci

Uma versão da Mona Lisa mais jovem, atribuída também a Leonardo da Vinci, foi apresentada em Genebra nesta quinta-feira. A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que organizou o evento, afirma que após uma pesquisa realizada ao longo de três décadas, foi possível constatar que a obra é um retrato anterior feito pelo gênio italiano. O quadro não é exatamente uma novidade: foi descoberto em 1913 pelo colecionador Hugh Blaker. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à sua autoria.

Conhecida como a Mona Lisa de Isleworth, a obra apresentada hoje é um pouco maior do que a do quadro mais famoso, com cores mais vivas, e retrata uma moça que aparenta ser mais jovem. “Toda a informação acumulada indica que ela é uma versão anterior da Gioconda que está no Louvre”, disse Stanley Feldman, historiador de arte e membro da fundação.

A Mona Lisa foi um quadro encomendado a Da Vinci pelo nobre italiano Francesco Del Giacondo, que queria um retrato da mulher, Lisa Gherardini. A fundação afirma que já no século XVI várias fontes alertaram que Leonardo havia criado duas versões do quadro, uma para o marido de Gherardini e outra para Giuliano de Médici, seu patrão. O pintor, porém, nunca entregou a obra a Del Giacondo — em referência ao sobrenome, a pintura também é conhecida hoje como La Gioconda ou La Joconde.

(Com agência Efe)