Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Angelina Jolie planeja filme sobre Catarina, a Grande

A atriz e diretora comprou os direitos da biografia sobre a imperatriz que comandou a Rússia entre 1762 e 1796

Catarina, a Grande, imperatriz que comandou a Rússia entre 1762 e 1796, deve ganhar uma cinebiografia em breve. De acordo com a editora Weidenfeld & Nicolson, braço do grupo inglês Orion, Angelina Jolie comprou, por meio de sua empresa Jolie Pas, os direitos cinematográficos do livro Catherine the Great & Potemkin: The Imperial Love Affair (Catarina, a Grande & Potemkin: O caso de amor imperial, em tradução livre), escrito por Simon Sebag Montefiore.

LEIA TAMBÉM:

Participação de Angelina em sequência de ‘Malévola’ é incerta

De garota má a ativista humanitária, Angelina Jolie chega aos 40

Angelina reaparece após 2ª cirurgia e recebe prêmio com as filhas

Catarina nasceu na Prússia em 2 de maio de 1729 e se chamava Sophie Friederike Auguste von Anhalt-Zerbst-Dornburg. Ela assumiu o trono em 1762, após um golpe contra seu marido e imperador, Pedro III. Catarina comandou o império russo por 34 anos, até sua morte, em 1796, e foi o maior período que uma mulher passou no trono da Rússia.

Já Grigori Potemkin era um dos membros da corte favoritos de Catarina. Ele esteve envolvido no golpe contra Pedro III em 1762, liderou o exército russo contra o império Otomano em investida na região do mar Cáspio e anexou a península da Crimeia. Em 1774, tornou-se amante da imperatriz após Catarina ter dispensado o anterior, o conde Orlov. O nome Potemkin é também associado ao levante que aconteceu no país em 1905, retratado pelo diretor Serguei Eisenstein no filme O Encouraçado Potemkin, de 1925.

Ainda não se sabe se Angelina vai dirigir, atuar ou só produzir o filme. Recentemente, a atriz tem se mostrado cada vez mais distante do trabalho em frente às câmeras para assumir o papel de diretora. O último longa assinado por ela foi Invencível (2014). Atualmente, Angelina trabalha em seu By the Sea, o primeiro em que ela assume o papel de diretora e protagonista. O lançamento está previsto para novembro.