Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ana Maria Braga revela que teve câncer de pulmão

Apresentadora disse que deixou de fumar após descobrir um tumor em estágio inicial em setembro de 2015

A apresentadora Ana Maria Braga revelou nesta segunda-feira que descobriu um câncer de pulmão em estágio inicial recentemente e que foi submetida a uma cirurgia para removê-lo. “Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde”, disse a global, que já havia sido diagnosticada com um tumor de pele, em 1991, e colorretal, em 2001.

Durante o programa Mais Você, que nesta segunda-feira abordou os malefícios do cigarro, a apresentadora de 66 anos disse que fumou durante muitos anos e que abandonou o hábito “em uma circunstância terrível”. Ela afirmou que não sentia nenhum sintoma relacionado ao câncer, mas, incentivada pelo seu atual companheiro, decidiu fazer um exame de rotina para melhorar o seu desempenho na ginástica. “Aconteceu por acaso. Eu poderia estar até hoje sem saber. Câncer no pulmão não tem dor, não tem sintoma, por isso é tão difícil de combatê-lo depois”, contou. “É um risco que toda pessoa que fuma tem. Mas você acha que está imune”.

Leia também:

De peruca black, Ana Maria Braga se converte em Oprah

A cirurgia da apresentadora aconteceu em setembro deste ano, em São Paulo, e removeu um tumor de 6 milímetros do seu pulmão esquerdo. Seu médico, o oncologista Carlos Buzaid, esteve no Mais Você e comentou o caso. “Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%”. Ana Maria disse que está “muito bem de saúde, obrigada”, mas que precisou de ajuda de remédios e adesivos de nicotina para deixar de fumar. “Me maltratei muito. É um preço que eu pago.”

(Da redação)