Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amor & Sexo vai ao Japão em nova temporada

Fernanda Lima viajou para desvendar hábitos e costumes sexuais do outro lado do mundo. Programa volta à grade da Rede Globo em novembro

Com o desafio de evitar a mesmice em sua quarta temporada, o programa Amor & Sexo, da Rede Globo, decidiu desvendar os hábitos e costumes sexuais bem longe do Brasil. A apresentadora Fernanda Lima aportou no Japão, e vai mostrar no programa, que reestreia no dia 3, depoimentos do tímido povo local sobre a sexualidade. O material, gravado numa viagem de 12 dias em outubro, será exibido ao longo dos oito episódios.

Fernanda Lima contou que os japoneses se surpreenderam por existir um programa na TV brasileira que abordasse a sexualidade. “Expliquei que mesmo aqui não é tão comum assim. O engraçado é que eles diziam ‘shy’ (tímido, em inglês) para não responder, mas as meninas usam minissaias muito menores que no Brasil. Então, eu não entendia como podiam ser tímidas”, diverte-se.

“Costumamos pensar com uma cabeça muito Zona Sul (do Rio). Não precisamos ir muito longe para encontrar diferenças. Mas no Japão, apesar da globalização, existem diferenças bem aparentes. Para eles, por exemplo, a sexualidade é um assunto para que se trata apenas dentro de quatro paredes”, afirma o diretor de núcleo Ricardo Waddington.

Na coletiva de imprensa, Waddington protagonizou uma espécie de protesto em favor da diferença e contra a violência sexual. Com uma camiseta branca com a palavra “não”, o diretor bradou contra a intolerância em relação às diferentes orientações e identidades sexuais.

“No nosso programa, queremos criar um espaço onde as orientações sexuais convivam. Nesta temporada, estreia um quadro de debate entre pessoas de diferentes orientações e identidades sexuais”, disse o diretor. “Avançamos muito com o reconhecimento da união civil, mas ainda falta criminalizar o preconceito aos homossexuais”.

Do Japão para o Brasil – Para a quinta temporada, prevista para março, a apresentadora quer repetir a fórmula de mostrar o sexo em culturas diferentes. No entanto, a ideia é viajar pelos estados do Brasil mesmo. “Isso eu vou cobrar para a próxima temporada. Quero muito fazer”, avisou.