Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amigos de Gleici organizam ginásio para assistir à final do ‘BBB 18’

Moradores da Baixada da Sobral poderão acompanhar o último episódio do reality no local com capacidade para 5.000 pessoas nesta quinta-feira

Os amigos e familiares de Gleici Damasceno, a estudante acriana finalista do Big Brother Brasil 2018, se organizam para fazer de um dos principais símbolos da Baixada da Sobral, região da periferia de Rio Branco onde ela cresceu, o principal palco de comemoração da eventual vitória dela no reality show.

O Ginásio Coberto é o maior centro poliesportivo da comunidade, com capacidade para até cinco mil pessoas. Ele fica localizado ao lado da Escola José Ribamar Batista, onde Gleici estudou e foi presidente do grêmio estudantil.

Folheto do evento que acontecerá no Ginásio Álvaro Dantas

Folheto do evento que acontecerá no Ginásio Álvaro Dantas (Reprodução/Divulgação)

O evento é organizado por Wylben Justino, o amigo que com ela organizava sessões de cinema para as crianças da Baixada da Sobral. E assim como alguns anos atrás, Wylben e outros amigos saíram de porta em porta para organizar o evento desta quinta-feira, 19.

Wylben Justino, amigo de Gleici Damasceno, participante do 'BBB 18' Wylben Justino, amigo de Gleici Damasceno, participante do ‘BBB 18’

Wylben Justino, amigo de Gleici Damasceno, participante do ‘BBB 18’ (Odair Leal/VEJA.com)

No ginásio haverá a transmissão do BBB em um telão, música, cadeiras, água mineral e internet liberada para os admiradores de Gleici votarem nela. Wylben pediu e terá o reforço da segurança pela Polícia Militar.

Ele afirma que toda estrutura foi obtida a partir de doações de empresários. “Hoje o nome da Gleici abre qualquer porta”, afirma ele. Além da transmissão na Baixada da Sobral, haverá concentração no campus da universidade em que Gleici estuda psicologia e na praça de alimentação do único shopping de Rio Branco.

Para Wylben, no entanto, a festa mais original é a organizada por ele. “A Baixada é a casa da Gleici. Aqui tem a cara da Gleici e a Gleici tem a cara da Baixada. Foi aqui que ela cresceu. A história de vida dela está aqui”, afirma o amigo.

A Baixada da Sobral

Localizada na parte baixa da capital do Acre, a Baixada da Sobral tem a maior concentração populacional da cidade. São quase 20 bairros com ao menos 90 mil pessoas. Ao todo Rio Branco tem, segundo última estimativa do IBGE, 383 mil habitantes. A região já foi conhecida como uma das mais violentas.

Pacificada, ainda hoje convive com a violência. Em muitos muros dos bairros é possível ver pichações de facções criminosas, numa espécie de demarcação de território.

Alguns dos bairros da Baixada são os primeiros a sofrer com as enchentes anuais do Rio Acre, que costumam ocorrer a cada final e começo de ano, desabrigando centenas de famílias. A casa de Gleici está longe da margem do rio.