Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amanhecer quebra recorde de bilheteria no Brasil

O bom desempenho se deve ao número de salas: o longa estreou em 1.102

Amanhecer – Parte 1, o penúltimo filme da saga Crepúsculo, estreou batendo recorde no Brasil. O filme levou 1,721 milhão de pessoas aos cinemas entre sexta e domingo, e ultrapassou Homem-Aranha 3, que detinha a marca de filme mais visto em seu primeiro fim de semana de estreia no país, com 1,714 milhão. A distribuidora Paris Filmes ainda não tem o valor da arrecadação no país, onde Amanhecer entrou em cartaz em 1.102 salas.

Com mais folga, Amanhecer também deixou para trás Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2­, último da saga baseada na obra de J.K. Rowling, que foi visto por cerca de 1,6 milhão de espectadores em seu primeiro fim de semana estreia no Brasil. E Tropa de Elite 2, que teve público de 1,25 milhão.

A primeira parte de Amanhecer foi um sucesso em outros lugares do mundo. Segundo o site americano The Hollywood Reporter, no Reino Unido, ele atingiu o posto de filme americano com maior arrecadação no primeiro fim de semana, com lucro de 21,7 milhões de dólares. O longa foi a maior estreia 2D do ano, passando na frente da comédia britânica The Inbetweeners Movie, que lucrou 20,6 milhões de dólares em cinco dias.

Nos Estados Unidos, foram 139,5 milhões de dólares arrecadados entre sexta-feira e domingo, de acordo com o site Box Office Mojo. O longa ofuscou outros filmes em exibição, como Happy Feet – O Pinguim 2 e Imortais, também sobre seres mitológicos. No entanto, Amanhecer – Parte 1 perdeu para um inimigo interno: Lua Nova, segundo filme da saga, fez 142,7 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana nos EUA. Lá, o filme também fez menos que o último Harry Potter.