Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Álbum inédito de David Bowie será lançado na íntegra

‘The Gouster’ foi gravado na mesma época que o clássico ‘Young Americans’, na Filadélfia

Um álbum inédito de David Bowie, gravado quando o músico britânico começava a experimentar o soul, será lançado pela primeira vez na íntegra, anunciou o selo Parlophone. O artista inglês, conhecido por seu estilo pioneiro roqueiro, trabalhou em 1974 no estúdio Sigma, na Filadélfia, que tem uma forte ligação com o soul. O resultado foi o seu clássico álbum Young Americans – mas ele também concebeu outro disco, The Gouster, que agora será lançado integralmente na seleção David Bowie – Who Can I Be Now (1974-1976).

Leia também:
Morte de David Bowie prenuncia o fim da música do século XX
David Bowie deixou cinco músicas inéditas
Vendas de discos de David Bowie crescem 5.000% após morte

The Gouster começa com uma versão estendida e mais funk de John, I’m Only Dancing, seu solo de 1972 que foi considerado revolucionário por sua temática homossexual. O lançamento será de grande interesse principalmente para os fãs mais apaixonados de Bowie, já que ele foi gravado junto com Young Americans. Três músicas do disco foram lançadas nos anos subsequentes, incluindo uma reedição de Young Americans em 1991. Em 2009 apareceram duas novas canções: I Am a Lazer e Shilling the Rubes.

“David tinha uma obsessão com o soul assim como eu. Éramos fãs do programa de TV Soul Train”, contou o produtor de longa data de Bowie, Tony Visconti, na página oficial de Bowie no Facebook. “Lá estávamos nós ‘jovens, talentosos e negros'”, escreveu referindo-se a uma famosa canção de Nina Simone, “mas queríamos fazer um álbum mortal de soul”.

A seleção, cuja data de lançamento não foi anunciada, segue a primeira, Five Years (1969-1973), que saiu em setembro, em duas edições, uma de 12 CDs e outra de 13 LPs.

Bowie morreu de câncer dois dias após o lançamento do seu mais recente álbum, Blackstar.

(Com agência France-Presse)