Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Adele ganha 12 prêmios Billboard em festa de ausências

Cantora britânica, Lady Gaga e Rihanna não foram à cerimônia em Las Vegas. Whitney Houston, Adam Yauch e Robin Gibb foram homenageados

A cantora Adele foi a grande vencedora da edição 2012 do Billboard Music Awards nos Estados Unidos. Ela venceu em 12 categorias, incluindo o de melhor artista do ano, em cerimônia realizada na noite deste domingo em Las Vegas (madrugada de segunda-feira em Brasília). A britânica, que este ano já foi protagonista na cerimônia dos Grammy, venceu também em categorias como melhor álbum por 21, melhor canção alternativa por Rolling in the Deep e melhor artista feminina.

No entanto, Adele não compareceu à festa, marcada pela ausência de diversos artistas premiados. Também não estiveram presentes o rapper Lil Wayne, que levou quatro prêmios; Lady Gaga, vencedora em duas categorias, incluindo melhor artista dance; e Rihanna, melhor artista na categoria streaming, que premia o músico mais tocado na internet.

Entre os que foram à festa no cassino MGM de Las Vegas, o destaque ficou para Justin Bieber e Katy Perry, que levaram para casa um prêmio cada um – melhor artista em mídias sociais para ele e prêmio spotlight (figura proeminente) para ela. Os dois fizeram apresentações, assim como o grupo LMFAO, que tocou no evento desde o início e levou seis prêmios.

Entre os latinos, destaque foi para a colombiana Shakira, como artista do ano. Danza Kuduro, de Don Omar & Kucenzo, foi escolhida como melhor canção. O rapper Pitbull, que interpreta a música tema do filme Homens de Preto 3, ganhou com Give Me Everything o prêmio de melhor canção radiofônica.

Whitney Houston – O momento mais emocionante da noite ocorreu quando foram lembrados os talentos que morreram recentemente. A atriz Whoopi Goldberg se encarregou de apresentar o tributo a Whitney Houston, morta em fevereiro. O pianista John Legend, acompanhado por uma orquestra, cantou The Greatest Love of All.

Em seguida, a música mais conhecido da carreira de Whitney, I Will Always Love You, foi interpretada pela atriz Jordin Sparks. A filha de Whitney Houston, Bobbi Kristina, também subiu ao palco. Ela não conseguiu evitar as lágrimas durante a homenagem. “Só quero dizer obrigado a todo mundo por nos mostrar seu apoio, não só quando as coisas iam bem. Sinto-me abençoada por ter feito parte da vida de uma mulher tão incrível. Não voltará a ter uma igual”, disse Bobbi.

Durante a cerimônia, também foi lembrada a morte de Robin Gibb, dos Bee Gees, neste domingo. Além disso, a cantora Natasha Bedingfield interpretou Last Dance em lembrança de Donna Summer, que morreu na última quinta-feira. Para lembrar Adam ‘MCA’ Yauch, dos Beastie Boys, CeeLo Green e Goodie Mob acrescentaram Fight for Your Right.

Parada de sucesso – O Billboard Music Awards premia o desempenho de artistas em 46 categorias em função de seu rendimento na parada de sucessos da Billboard nos EUA, na qual são levados em conta as vendas, os downloads, a difusão em rádio, a participação em redes sociais e as turnês.

Ao longo das três horas de festa transmitida nos EUA pela rede ABC, houve mais de 15 apresentações, entre as quais a de Katy Perry e suas acrobacias sobre um palco cheio de nuvens para apresentar seu novo single, Wide Awake. Também fizeram shows Linkin Park, Carry Underwood e Chris Brown, que entrou de bicicleta.

O evento terminou com a entrega do prêmio Ícone Billboard a Stevie Wonder, que junto com Alicia Keys interpretou Higher Ground, Overjoye e Empire State of Mind.

(Com agência EFE)