Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Academia divulga que Godard deve, sim, ir aos EUA receber prêmio honorífico

Jean-Luc Godard vai ou não vai receber o Oscar honorífico que lhe está sendo oferecido? A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou que recebeu um bilhete “cordial e escrito à mão” do diretor francês de 79 anos, agradecendo a instituição e dizendo que iria receber a estatueta caso sua agenda permitisse.

Na carta, Godard teria gentilmente se tratado como o “quarto mosqueteiro” – os outros três são os igualmente indicados ao prêmio, o diretor Francis Ford Coppola, o ator Eli Wallach e o historiador Kevin Brownlow, reconhecidos “por suas extraordinárias conquistas na vida, suas contribuições excepcionais à indústria e pelo serviço excepcional à Academia”.

A notícia chega um dia depois de a esposa do diretor dizer que o prêmio não era um Oscar de verdade e que o diretor estaria muito velho para viajar. Antes disso, a premiação de Godard já vinha chamando a atenção: a Academia telefonava insistentemente para formalizar o convite, mas o diretor não respondia as chamadas, nem retornava as ligações.