Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Academia de Hollywood terá museu com espaçonave de ‘2001’

Previsto para 2017, o espaço, que deve se converter em foco de turismo em Los Angeles, custará 300 milhões

A Academia de Cinema de Hollywood prepara um museu voltado para filmes que marcaram o Oscar, o Academy Museum of Motion Pictures, e já começou a adquirir peças que serão expostas no local, com abertura prevista para 2017. A mais recente delas é a espaçonave Aries 1-B, usada no longa de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968.

Leia também:

Spielberg e Katzenberg doam US$ 20 milhões para Academia de Hollywood

‘Birdman’ atropela ‘Boyhood’ e se consagra no Oscar

A aquisição da espaçonave ocorreu durante o leilão Hollywood Extravaganza, ao preço de 344 000 dólares (cerca de 1 milhão de reais). Segundo a casa de leilão, Kubrick destruiu boa parte dos cenários, modelos e roupas empregados no filme, para que eles fossem reaproveitados em outros filmes. A nave, porém, não foi destruída, e um professor de arte a comprou em 1975, sob a condição de que seus equipamentos eletrônicos fossem removidos para mostrar aos estudantes a tecnologia do aparato.

Desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo americano Zoltan Pali, o museu custará 300 milhões de dólares aos cofres da Academia. Além da espaçonave de 2001, o acervo tem quase 10 milhões de fotografias de diversos filmes. Os sapatos vermelhos brilhantes usados pela personagem Dorothy Gale em O Mágico de OZ (1939), comprados em 2012, também fazem parte do acervo.