Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A natação se despede hoje dos Jogos

Cinco motivos mostram que os nadadores têm estilo descolado e encantaram na Rio-2016

Para além de Michael Phelps, que dispensa qualquer comentário, a natação na Rio-2016 tem se mostrado um dos esportes mais divertidos e descolados dessa Olimpíada. São muitos os fatores que comprovam que a modalidade é absurdamente cool.

Para começar, são 887 atletas, entre 13 e 38 anos, competindo em 32 provas distintas – que chegam ao fim neste sábado. A quantidade até causa confusão nos espectadores.

 

Sem falar nos motivos para gostar de assistir à competição.

Abaixo, mais bons detalhes da aura descolada do esporte aquático:

 

1 – Óculos que brilham

Antes mesmo de começar a Olimpíada, os nadadores brasileiros já chamavam a atenção por seus óculos de luz. O aparato — que definitivamente deveria tomar as pistas da dança pelo país — tinha uma função nobre: ajudar os atletas a se ambientarem em competições noturnas, por volta das 22h, sem cair no sono.

Atletas da natação Atletas da natação durante treino no Centro de treinamento paraolímpico em SP – 28/07/2016

Atletas da natação durante treino no Centro de treinamento paraolímpico em SP – 28/07/2016 (Antonio Milena/VEJA)

 

2 – Looks

É comum em jogos olímpicos que a tecnologia do look usado pelos nadadores se torne tema de controvérsia. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, a Speedo desenvolveu roupas de natação de LZR Racer, tecido superfino que comprime os músculos e repele a água, ajudando na eficiência do atleta — o que foi considerado um tipo de trapaça por alguns. Novos recordes mundiais começaram a ser batidos com a tecnologia. Para os leigos, que só assistem pela televisão, o que importa é que dos jogos de Atenas, em 2004, para cá, o maiô preto e sem graça, que cobria todo o corpo dos nadadores, foi abolido para dar lugar a modelos mais modernos, coloridos e, novamente, menores. Homens voltaram a usar bermudas e sungas, e as mulheres, maiôs mais estilosos. Os espectadores agradecem.

Nadador Cameron McEvoy, da Austrália, compete 100m freestyle pela Rio 2016 Nadador Cameron McEvoy, da Austrália, compete 100m freestyle pela Rio 2016

Nadador Cameron McEvoy, da Austrália, compete 100m freestyle pela Rio 2016 (David Ramos/Getty Images)

 

Nadadora russa Yulia Efimova compete na Rio-2016 Nadadora russa Yulia Efimova compete na Rio-2016

Nadadora russa Yulia Efimova compete na Rio-2016 (Adam Pretty/Getty Images)

 

Britânico Adam Peaty celebra medalha de ouro e novo recorde nos 100m pela Rio-2016 Britânico Adam Peaty celebra medalha de ouro e novo recorde nos 100m pela Rio-2016

Britânico Adam Peaty celebra medalha de ouro e novo recorde nos 100m pela Rio-2016 (Clive Rose/Getty Images)

 

 

Fu Yuanhui, a rainha fofa da Olimpíada

Desde que a chinesa Fu Yuanhui ganhou sua medalha de bronze nos 100 m costas, a internet nunca mais foi a mesma. A moça, que só descobriu sua terceira posição através de uma repórter, e fez caras e bocas para celebrar, é um verdadeiro meme ambulante. As muitas feições divertidas da moça dominaram as redes sociais, que a elegeram a atleta mais fofa dos jogos. Confira algumas:

 

4 – Se não bastasse tudo isso… a natação tem Phelps

O recordista de medalhas em natação é um capítulo a parte na história do esporte. Como ídolo absoluto da modalidade, ele também se tornou cobiçado pelas marcas. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, ele ganhou 1 milhão de dólares de bônus da marca Speedo, responsável pelas roupas dos atletas da natação. Mais tarde, ele foi obrigado a cobrir os logos da grife de fones de ouvido Beats em seu fiel aparato, usado por ele para se concentrar antes das provas — e ganhar mais uns trocados. Para os curiosos do que seria a playlist, o jornal The New York Times garante que estariam nos ouvidos do atleta os rappers Eminem e Young Jeezy, além do cantor country Eric Church.

O nadador americano Michael Phelps, com fones de ouvido da marca 'Beats' O nadador americano Michael Phelps, com fones de ouvido da marca ‘Beats’

O nadador americano Michael Phelps, com fones de ouvido da marca ‘Beats’ (Marcos Brindicci/Reuters)

 

5 – E Phelps inspira memes

Só para finalizar…