Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘A música perdeu sua grandeza’, diz Lars Ulrich, do Metallica

Em entrevista à rádio britânica BBC World Service, o baterista considerou serviços por streaming bons para a indústria fonográfica e lamentou que a música moderna pareça 'regurgitada' e a falta de artistas inovadores que 'explorem territórios musicais desconhecidos'

Lars Ulrich, baterista da banda Metallica, considera a qualidade da música atual um dos problemas do mercado fonográfico. “Uma das principais razões de eu me conectar menos com novos artistas é que a música perdeu sua grandeza”, disse ele em entrevista à rádio britânica BBC World Service, nesta terça. Ulrich falou que boa parte do que tem sido tocado nas rádios foi “regurgitado”, e que não há artistas inovadores como Beatles, Miles Davis ou Jimmy Hendrix “para nos levar pela mão em territórios musicais inexplorados, completamente desconhecidos”.

LEIA TAMBÉM:

Metallica vai relançar seus dois primeiros álbuns

Metallica, Miley e Eminem entram para o ‘Guinness’

Spotify diz já ter repassado US$ 2,69 bilhões para gravadoras

Apesar de dizer não estar “conectado” com novas músicas, Ulrich considera serviços de música por streaming, como Spotify e Apple Music, bons para o mercado fonográfico. “Eu acredito que fazem bem para a música, mesmo que eu não seja muito bem pago pelas empresas. Estar lá é uma escolha de todos os lados, de fãs, artistas e gravadoras… escolha que não existia quinze anos atrás.”

Em 2000, o baterista processou o Napster, site que compartilhava música sem autorização dos autores, após ele disponibilizar para download a canção I Disappear, de sua banda. A faixa ainda não havia sido lançada oficialmente.

Fã da Apple — ele diz ter 37 produtos da marca –, o músico falou que seria “fácil” uma parceria com a empresa, e que tem contato com Daniel Ek, fundador do Spotify, “uma pessoa apaixonada por música, ao lado de quem você se sente seguro”. Desde dezembro de 2012, todos os nove álbuns de estúdio do Metallica estão disponíveis no serviço criado por Ek.