Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A cara de cinema de Cordel Encantado

Salta aos olhos do público a impressionante qualidade estética de Cordel Encantado. O cuidado especial da produção com a iluminação, o posicionamento das câmeras e os cenários resulta numa imagem que se assemelha ao que se vê nas telas de cinema. Alguns recursos já podem ter sido utilizados por outras novelas, mas, no caso da atual trama das seis, eles têm uso corrente. O professor Cristiano Burmester, do curso de pós-graduação em direção de arte da Belas Artes de São Paulo, comenta algumas cenas da novela em que os toques cinematográficos aparecem. Confira abaixo:

«

  • 1
  • 2
  • 3

»

1.Iluminação

“Neste trecho, chama atenção a iluminação utilizada, em conformidade com o cenário. Temos uma luz mais contrastada, com focos bem definidos e uma palheta de cores mais quente, caminhando em direção aos tons amarelos. É uma combinação que reforça o local, o período e o momento de vida retratados na novela. Os tons mais quentes, quando aliados à madeira, remetem ao interior nordestino, onde Cordel Encantado parece se passar. Geralmente observamos esta construção de luz nas minisséries ou em filmes de longa-metragem, tal como Abril Despedaçado, pois o processo de construção de cenários, figurinos e demais elementos de composição demandam mais tempo do que a produção em estúdio das novelas.”

1.Iluminação

“Neste trecho, chama atenção a iluminação utilizada, em conformidade com o cenário. Temos uma luz mais contrastada, com focos bem definidos e uma palheta de cores mais quente, caminhando em direção aos tons amarelos. É uma combinação que reforça o local, o período e o momento de vida retratados na novela. Os tons mais quentes, quando aliados à madeira, remetem ao interior nordestino, onde Cordel Encantado parece se passar. Geralmente observamos esta construção de luz nas minisséries ou em filmes de longa-metragem, tal como Abril Despedaçado, pois o processo de construção de cenários, figurinos e demais elementos de composição demandam mais tempo do que a produção em estúdio das novelas.”

2. Variedade de câmeras

“Aqui, é interessante o uso de múltiplas câmeras para captar a cena entre o par romântico Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond). A multiplicidade de câmeras possibilita enquadramentos variados, que são utilizados em curto intervalo de tempo com rápidos cortes, criando uma dinâmica visual com várias possibilidades de olhar. A câmera no steady-cam (equipamento que o câmera acopla ao seu corpo para dar estabilidade na hora de filmar) que acompanha os atores. Outra, na grua, captura um enquadramento superior e uma terceira capta os personagens de baixo para cima. Esse tipo de produção mais elaborada é mais comum no cinema, onde há mais tempo para a gravação – um filme de longa-metragem demora em média seis meses para ser gravado. Como a novela é exibida todos os dias, em geral se opta por menos câmeras e enquadramentos mais simples.”

3. Amplos enquadramentos

“Vale ressaltar os amplos enquadramentos para as cenas externas, bem como para os ambientes internos. Este olhar requer o uso de gruas que suspendem as câmeras e criam uma movimentação ao longo de uma área extensa. A produção de cenários e a instalação destes equipamentos demanda tempo, e fazer uso desses recursos para uma dinâmica de produção de novela quase diária é um desafio técnico, logístico e de planejamento. Também é interessante a iluminação realizada com elementos como o fogo e a luz de velas e a compreeensão de que este contraste reforça a dramaticidade e o estilo da época representada.”

Leia também:

Cordel Encantado une monarquia europeia e cangaço

Cordel Encantado aposta na fantasia e no formato de minissérie