Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

VEJA e curso Pré-Enem lançam curso intensivo de redação

Durante sete dias, participantes receberão orientações para a prova e poderão ter seus textos comentados por professores. Confira o calendário de atividades

A redação é certamente o maior desafio do Enem. É a hora em que o candidato tem que, ao mesmo tempo, mostrar domínio das regras da língua portuguesa e ideias. É normal, portanto, que surjam questionamentos como “Que mensagem quero passar?”, “Como os avaliadores esperam que eu escreva?”, “Que solução posso oferecer ao problema apresentado?”. Para ajudar os participantes na reta final da preparação para o exame federal, que acontece em pouco mais de um mês, VEJA.com e o curso Pré-Enem, da Abril Educação, apresentam a partir da próxima segunda-feira um Curso Intensivo de Redação para a prova. Na programação, reportagens e videoaulas com orientações para uma boa dissertação.

Prepara-se para o Enem:

Manual do Candidato do Enem: O que fazer na hora da prova e da matrícula

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014 Temas para treinar para a redação Os oito erros mais comuns na redação Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade Videoaulas do Curso Pré-Enem O mapa do Enem: Universidades que usam as notas da avaliação na seleção de alunos Como é calculada a nota do Enem

Além disso, o curso abrirá espaço para que os participantes enviem textos. Alguns deles serão avaliados pelos professores do Pré-Enem. A escolha obedecerá a critérios do docente e terá caráter pedagócio: seu objetivo é ilustrar dificuldades comuns aos estudantes e também boas soluções apresentadas por eles. Nem todos os textos enviados, portanto, serão analisados.

A atividade seguirá o seguinte formato: na segunda-feira, será apresentado um tema fictício de redação. Obedecendo a um calendário, os participantes poderão enviar seus textos divididos pelas partes que esquematicamente compõem a dissertação: introdução, argumentação e conclusão. Para a elaboração dos textos, os participantes poderão usar como subsídio as orientações publicadas pelo curso. Ao final, poderão ainda enviar uma redação completa para avaliação. Novamente, algumas serão selecionadas para comentário.

“O curso é uma oportunidade importante para o candidato, que poderá esclarecer todas as dúvidas sobre a dissertação”, diz Eduardo Valladares, professor de redação do Curso Pré-Enem, da Abril Educação. “É também a chance de ele traçar um plano para a produção do texto no dia da prova.”

Além de ser o grande desafio da avaliação federal, a redação tem grande peso no cálculo da nota final dos participantes. Uma nota zero, por exemplo, elimina automaticamente o candidato de disputas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porta de entrada de dezenas de universidades públicas brasileiras, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), outro acesso a instituições de nível superior, via bolsa de estudos.

A redação do Enem – O primeiro passo para o sucesso na avaliação dissertativa do Enem é compreender o que os examinadores esperam dos participantes. A prova apresenta um tema aos candidatos, que devem desenvolver um texto dissertativo em que discutam o problema, propondo ainda uma solução. Para isso, é claro, devem apresentar argumentos em defesa de suas ideias.

Os examinadores, então, analisam o texto avaliando em que medida os candidatos demonstraram as seguintes competências: domínio da escrita formal, compreensão da proposta da redação, capacidade de organizar e relacionar informações, capacidade de argumentação e, finalmente, elaboração de uma solução para o problema apresentado. Cada competência é medida em uma escala que varia de zero a 200 pontos. Daí, a nota máxima da dissertação ser de 1.000 pontos.

“A redação serve também para avaliar se o candidato tem um posicionamento crítico em relação ao tema proposto”, diz Valladares. “É preciso saber problematizar uma situação, discutir e visualizar uma proposta de saída do problema.” O Curso Intensivo de Redação dará sua contribuição para que os parcipantes se afiem nessa competência.