Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Unicamp: redação com três temas é considerada inovadora

Para professores do Anglo, novo formato da prova e temas atuais merecem elogios

Por Ana Clara Costa 13 nov 2011, 20h15

A primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocorreu neste domingo, teve enunciados claros e uma proposta de redação inovadora, na avaliação dos professores ouvidos pelo site de VEJA. Para Francisco Platão Savioli, supervisor de Língua Portuguesa do Anglo, a redação composta por três temas atuais, que convidava o aluno a redigir três mini-redações de 24 linhas, foi o ponto alto da prova.

A primeira proposta sugeria que os candidatos interpretassem um gráfico, correlacionando e contextualizando seus dados. Na segunda, era preciso redigir um manifesto formal defendendo um ponto de vista sobre uma discussão em redes sociais. Já o terceiro tema exigia que os candidatos criassem um verbete em uma enciclopédia virtual (como o Wikipédia) para definir o que é computação em nuvem.

“A prova exigiu que os alunos estivessem antenados e bem informados, e soubessem argumentar sobre coisas muito plausíveis e próximas do cotidiano deles”, afirma Savioli. “Não foi aquele modelo clássico de dissertação”, diz o professor.

A prova da Unicamp contou com 48 questões e a redação – que equivale a 50% da nota. Na avaliação de Luis Ricardo Arruda, coordenador do Anglo, os enunciados das perguntas foram considerados claros – com exceção de uma questão, que mesclava os temas História e Geografia. O nível de dificuldade das questões foi classificado como mediano e adequado para a prova de uma primeira fase do vestibular. Contudo, Arruda avalia que as questões de Física estavam mais fáceis do que na prova de 2010. “Os próprios alunos que já entraram em contato após a prova também comentaram isso”, afirma.

Dia 20 de dezembro a Unicamp divulgará a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012.

Continua após a publicidade
Publicidade