Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um reforço para os vestibulandos

Por Marina Dias

No último domingo, mais de 130.000 vestibulandos enfrentaram um dos mais rigorosos e disputados exames do país: a Fuvest. Boa parte das 90 questões da prova poderia ser facilmente respondida por quem lê VEJA. Isso mesmo: várias reportagens e artigos da revista publicados nos últimos anos elucidaram os tópicos abordados.

“Eliminando-se perguntas das áreas de exatas e inglês, pode-se encontrar na revista respostas a quase 80% da questões”, explica Susana Horta Camargo, responsável pelo trabalho de pesquisa de VEJA Responde, nova ferramenta que VEJA.com coloca à disposição dos vestibulandos. O objetivo do recurso, é claro, é mostrar aos candidatos como as reportagens e artigos publicados na revista abordam temas relevantes para os vestibulares, relativos a atualidades e história.

Além da Fuvest, o candidato também pode conferir soluções para o vestibular 2008 da Unicamp e, em breve, as respostas para os exames da PUC-SP, Unesp, FGV, UFSCar, Mackenzie, Unifesp, entre outras universidades. “É possível encontrar na revista respostas às questões de diversas maneiras: às vezes, parágrafos inteiros abordam o tema procurado e há até matérias completas sobre os assuntos”, explica Camargo.

O uso da ferramenta é simples. O primeiro passo é escolher a prova desejada:

Em seguida, clicar sobre a questão relativa à disciplina ou tema de sua preferência:

A resposta correta está grifada em amarelo, assim como o trecho da reportagem de VEJA, que vem em seguida, e traz o trecho elucidativo sobre a questão:

É possível ainda ler a reportagem ou artigo na íntegra: ele está disposto logo a seguir, ou então no link indicado: