Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Site do Sisu apresenta lentidão e instabilidade

MEC admite que sistema passa por dificuldades técnicas

Por Da Redação 16 jan 2011, 14h59

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), abriu inscrições para os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. Disponível desde o começo do dia, o site começou a apresentar problemas devido ao volume de acessos. No Twitter, diversos estudantes reclamam dos problemas encontrados, como mensagens de erros, lentidão e falhas no cadastro.

O mesmo problema foi detectado em 2010, quando o site não agüentou a quantidade de visitas e acabou saindo do ar. O MEC já admitiu que o sistema passa por instabilidades.

Ao todo, são 83.125 vagas distribuídas entre 83 instituições públicas de ensino, incluindo cerca de 39 universidades federais. O objetivo do projeto é unificar as vagas oferecidas para o ensino superior.

Os interessados têm até a próxima terça-feira para se inscrever pela internet, onde deverão escolher duas opções de cursos elegendo prioridades para cada um. Ao final do dia, o sistema vai divulgar as notas de corte para cada uma das escolhas. Caso o estudante conclua que terá mais sucesso em outro curso ou instituição, poderá fazer uma nova escolha de graduação – o que invalida as opções anteriores.

Seleção – No dia 22 deste mês, serão divulgados os resultados da primeira chamada. O candidato selecionado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a matrícula, prevista para o período de 25 a 27 de janeiro, perde a vaga. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecem no sistema e podem ser aprovados nas chamadas subsequentes. Não é necessário fazer nova inscrição.

Continua após a publicidade

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro, com previsão de matrícula dos alunos nas respectivas instituições para as quais foram selecionados nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia 10 de fevereiro, sai a terceira e última chamada, encerrando o Sisu do primeiro semestre de 2011. Os aprovados nessa etapa devem matricular-se de 11 a 14 de fevereiro.

Após as três chamadas, o candidato que ainda não foi selecionado pode optar por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema com base nas notas do Enem. Essa relação poderá ser utilizada pelas instituições a partir de 18 de fevereiro, caso ainda haja vagas para serem preenchidas. Para fazer a inscrição, acesse o seguinte endereço: http://sisu.mec.gov.br.

Estudantes do Rio de Janeiro – De acordo com o MEC, uma parceria deve ser feita com empresas de telefonia para auxiliar os estudantes do Rio de janeiro que estiverem sem acesso à internet. Além dos campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro, os interessados poderão acessar LAN Houses nas cidades afetadas pelas enchentes para efetuar o cadastro gratuitamente.

Em Teresópolis, os alunos terão o acesso na avenida Oliveira Botelho 87, Bairro Alto. Em Nova Friburgo, devem buscar a rua Alberto Brauen 227. Em Petrópolis, os alunos devem buscar o campus do Cefet, no prédio do antigo fórum, no centro da cidade. O acesso só será liberado nesses locais a partir da manhã de segunda-feira.

(Com agência Brasil)

Continua após a publicidade
Publicidade