Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Sisu 2014 abre inscrições para 171 mil vagas

Sistema utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes para cursos de ensino superior em instituições públicas. Prazo termina sexta-feira, dia 10

Por Da Redação - 5 jan 2014, 23h21

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) foram abertas na madrugada desta segunda-feira. O sistema utiliza a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 para selecionar candidatos para 115 instituições públicas de ensino superior, entre elas 59 universidades federais. O processo é feito pelo portal do Sisu e ficará disponível até às 23 horas e 59 minutos da próxima sexta-feira, 10 de janeiro.

Para concorrer às 171 756 vagas, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter realizado o Enem 2013 e não podem ter obtido nota zero na redação. Neste ano, o número de vagas é 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2013 (129.279). A quantidade de cursos também aumentou, chegando a 4 731 opções (salto de 26%). A maior concentração está no Nordeste – quase 40% das vagas -, seguido por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%). Em 2013, mais de 5 milhões participaram das provas do Enem.

Durante a inscrição, os estudantes poderão indicar até duas opções de cursos e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuem as melhores notas. No site do programa, é possível monitorar a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Dessa forma, se o candidato achar que tem mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira, pode alterar sua inscrição. O sistema considera apenas a última opção indicada.

Leia também:

Publicidade

MEC divulga notas do Enem 2013

Site do Sisu vaza dados de candidatos

Quadrilha que fraudou vestibulares de medicina atuou também no Enem

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

Publicidade

A primeira chamada do processo seletivo será anunciada no dia 13 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula nos dias 17, 20 e 21. No dia 27, será divulgada a segunda chamada.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse para o curso correspondente à primeira opção e não poderá participar o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

De acordo com a Lei das Cotas, todas as universidades federais, além de institutos de educação, ciência e tecnologia e centros de educação tecnológica participantes do Sisu devem garantir pelo menos 25% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Cronograma

Publicidade

6 a 10 de janeiro (23 horas e 59 minutos do horário de Brasília): Período de inscrições

13 de janeiro: Primeira chamada

17, 20 e 21 de janeiro: Matrícula da primeira chamada

27 de janeiro: Segunda chamada

Publicidade

27 de janeiro a 7 de fevereiro: Inscrição na lista de espera

31 de janeiro a 4 de fevereiro: Matrícula da segunda chamada

A partir de 11 de fevereiro: Convocação dos candidatos em lista de espera

Publicidade