Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Redação do Enem, parte 1: evite gírias e termos pomposos

Orientações podem ajudar o estudante a obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova federal

A primeira competência avaliada na redação do Enem é o domínio do idioma. Na prática, isso significa que os examinadores querem medir a capacidade do estudante de diferenciar os registros oral e escrito da língua portuguesa.

Próximos capítulos do Microcurso de redação do Enem:

terça-feira: adequação ao tema proposto

quarta-feira: como argumentar

quinta-feira: como apresentar propostas

sexta-feira: redações nota 10 comentadas

Quando conversamos com amigos, nosso discurso muitas vezes é impreciso e fragmentado. O interlocutor compreende o que tentamos explicar graças ao contexto da conversa. Por exemplo: quando digo “Eu ‘tive’ lá ontem para resolver aquilo”, meu amigo provavelmente entenderá do que se trata porque conhece previamente o assunto. Sabe que fui a algum lugar (Eu fui a algum lugar…) para tratar de um assunto importante.

Em uma redação, contudo, tudo ocorre de forma diversa. É preciso cuidar para que todas as informações estejam explicitadas no texto, uma vez que o leitor (o examinador do Enem, no caso) não tem dados prévios do assunto abordado pelo candidato e tampouco receberá informações adicionais. Neste caso então, mais correto seria dizer: “Eu fui ao cartório ontem para justificar minha ausência na votação do domingo.”

Por isso, na redação, o estudante deve ser absolutamento claro em relação à mensagem que pretende transmitir. “Não exija do corretor que lerá sua redação um esforço de interpretação acima do comum. Ele não pode adivinhar o que você está pensando”, diz o professor Francisco Platão Savioli, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares.

Tendo em mente que a clareza é fundamental, professores ouvidos por VEJA oferecem orientação adicionais para a produção de um texto que obedeça também à norma padrão da língua portuguesa. Entre elas, estão: evite gírias, não tente escrever difícil e zele pela gramática. Seguindo essas orientações, são grandes as chances de o candidato obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova.

Saiba mais sobre o Enem:

Manual do Candidato do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

Nove temas da atualidade que podem cair na prova

Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Conteúdos para estudar em vídeo:

Orientações gerais para uma boa prova

História

Geografia

Humanidades

Inglês

Português

Matemática

Física

Química

Biologia