Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ranking chinês coloca USP entre as 150 melhores universidades do mundo

Levantamento da Universidade Jiao Tong, de Xangai, analisou 500 universidades do mundo. Apenas seis brasileiras aparecem na lista

A Universidade de São Paulo (USP) entrou para a lista de 150 melhores universidades do mundo, de acordo com o levantamento Academic Ranking of World Universities (ARWU), elaborado pela Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China, e divulgado nesta sexta-feira. Desde a primeira edição do ranking, em 2003, a instituição de São Paulo aparece como a melhor colocada da América Latina e do Brasil. A lista completa traz 500 universidades.

Outras cinco instituições brasileiras são citadas no levantamento: a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual Paulista e a Universidade Estadual de Campinas aparecem no ranking na faixa entre a 301ª e 400ª posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul aparece na faixa que vai da 401ª a 500ª posição.

Leia também:

As razões do sucesso da universidade que ultrapassou a USP

USP perde liderança de ranking acadêmico da América Latina

Outras quatro universidades latino-americanas aparecem entre as 500 melhores do mundo: duas do Chile (Universidade Católica e Universidade do Chile), uma da Argentina (Universidade de Buenos Aires) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México).

Das dez primeiras universidades do ranking, oito são americanas e duas são britânicas. A Universidade Harvard ficou com a primeira posição, seguida da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Apesar de ser reconhecido por acadêmicos do mundo todo, o índice de Xangai desperta críticas. Isso porque se concentra na pesquisa de ciências exatas em detrimento de outras áreas da atividade acadêmica.

Entre os critérios utilizados, encontra-se o número de prêmios Nobel obtidos por seus antigos alunos ou pesquisadores, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel em Matemática), assim como o número de artigos publicados em revistas exclusivamente anglo-saxãs, como Nature e Science. De acordo com a organização do ARWU, a medalha Fields obtida pelo matemático brasileiro Artur Avila nesta semana não afetou a posição das universidades brasileiras no ranking porque a listagem foi concluída antes da premiação.

Ranking ARWU: conheça as 10 melhores universidades do mundo
Posição Instituição País
1 Universidade Harvard EUA
2 Universidade Stanford EUA
3 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA
4 Universidade da Califórnia-Berkeley EUA
5 Universidade de Cambridge Inglaterra
6 Universidad Princeton EUA
7 Instituto de Tecnologia da Califórnia EUA
8 Universidade Columbia EUA
9 Universidade de Chicago EUA
10 Universidade de Oxford Inglaterra