Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prouni oferece mais de 191.000 bolsas de estudo

Programa custeia mensalidades em universidades; inscrições seguem até sexta

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecerá neste ano 191.625 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Destas, 131.636 são integrais, que cobrem todo o valor da mensalidade, e 59.989 são parciais, que custeiam 50% do valor total do curso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições ao programa seguem abertas até as 23h59, no horário de Brasília, da próxima sexta-feira, dia 17.

Leia também:

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Sisu: engenharia naval é curso com maior nota de corte

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as bolsas de estudo são para mais de 25.000 cursos de 1.116 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Administração é a graduação com a maior oferta de benefícios: 21.252.

Até o início da tarde desta segunda-feira, o programa já contabilizava mais de 177.000 inscritos. Em 2013, 1.032.873 estudantes se cadastraram no programa.

A exemplo do que ocorre com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cada estudante pode escolher até duas opções de curso e acompanhar ao longo do período de inscrições a nota de corte de cada um. Caso entenda que tenha mais chances de ser selecionado em outra carreira, o estudante pode alterar sua inscrição.

A seleção para o Prouni também é feita por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, além de ter realizado a edição 2013 da prova, os estudantes que desejarem concorrer às bolsas integrais devem comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (1 086 reais) por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas aos que possuem renda familiar de até três salários mínimos (2 172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o aluno pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.

Leia mais:

MEC divulga as notas do Enem 2013

Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade