Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prouni encerra inscrições nesta sexta-feira

Seleção é feita pelo Enem. Primeira chamada será divulgada na segunda-feira

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, serão encerradas às 23h59 (no horário de Brasília) desta sexta-feira. Até às 18 horas da quinta-feira, mais de 1 milhão de candidatos já haviam feito o registro, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Leia também:

Enem 2013: só 8% conseguem certificado do ensino médio

Prouni oferece mais de 191.000 bolsas de estudo

Neste ano, são oferecidas 191.625 bolsas de estudo, sendo 131.636 integrais (que cobrem todo o valor da mensalidade) e 59.989, parciais (que custeiam 50% do valor total). A oferta representa um crescimento de 18% em relação à edição de janeiro do ano passado do programa.

Para concorrer ao benefício, o candidato deve ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, obtendo no mínimo 450 pontos na média geral das provas. Ele não pode ter obtido zero na redação.

No caso das bolsas integrais é preciso ainda comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (1.086 reais) por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar máxima permitida é de até três salários mínimos (2.172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o aluno pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.

A primeira chamada de aprovados será divulgada na próxima segunda-feira. A segunda, no dia 3 de fevereiro.

Leia também:

Sisu: engenharia naval é curso com maior nota de corte

descubra as carreiras que têm mais a ver com você