Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Programa vai facilitar fornecimento de óculos a estudantes

Objetivo é tratar crianças em idade escolar com dificuldades para enxergar

A dificuldade no aprendizado, muitas vezes, pode estar relacionada a um simples problema de visão. Por isso, começa a ser implantado no Paraná o Programa Olha Brasil, um projeto que visa diagnosticar crianças do ensino fundamental e adultos inseridos em programas de alfabetização em cerca de 300 municípios. A finalidade é facilitar consultas especializadas e o fornecimento de óculos, quando necessário.

De acordo com a Secretaria da Saúde, serão investidos 1,4 milhão de reais neste primeiro ano de iniciativa e devem ser promovidas mais de 105.000 consultas. Estimativas do governo estadual apontam que cerca de 10% das crianças em idade escolar precisam de óculos e que pessoas acima de 40 anos apresentam, em maior ou menor grau, alguma dificuldade de leitura.

Para auxiliar a atuação médica, professores da rede pública serão capacitados pelos oftalmologistas para avaliar e identificar alunos que apresentam dificuldades de enxergar. Estes, serão encaminhados para o médico especialista indicado pelas regionais de Saúde para exames e tratamento.