Primeiro dia da 2ª fase da Fuvest tem 8,15% de abstenção
Número corresponde a 2.568 candidatos ausentes e supera o total de 2011

O primeiro dia da segunda fase do vestibular 2012 da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, registrou 8,15% de abstenção. O número corresponde a um total de 2.568 candidatos ausentes. Segundo informou a Fuvest, a abstenção neste ano foi maior do que a registrada em 2011, quando 7,88% dos candidatos faltaram à prova.
Pergunte ao Professor: Tire todas as suas dúvidas sobre as provas da 2ª fase
Neste domingo, os candidatos respondem a dez questões dissertativas de língua portuguesa (gramática e literatura) e também elaboraram uma redação, que teve como tema a “participação política”. Na segunda-feira, eles enfrentam 16 questões dissertativas que versam sobre o conteúdo do ensino médio e englobam as disciplinas de história, geografia, física, química, biologia, matemática e inglês. Na terça-feira, última dia de provas, serão aplicadas 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida.
Em todos os dias, os portões para ingresso dos candidatos serão abertos às 12h30 e fechados às 13 horas. Não são permitidos retardatários. Os vestibulandos só podem deixar o local de exame a partir das 15 horas. Ao todo, são 20 locais de prova na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do estado. O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido.
A lista de aprovados será divulgada no dia 4 de fevereiro. Ao todo, estão em jogo 10.952 vagas.
Mudanças – O vestibular da Fuvest 2012 traz mudanças em relação a edições anteriores. O rendimento na primeira fase será somado às notas da segunda etapa para a composição da média final do candidato. Outra alteração: quem acertou menos de 27 questões na primeira fase foi automaticamente eliminado do processo seletivo.
O número de candidatos aprovados para a segunda fase também mudou. A proporção por vaga na fase final variou de 2 a 3, conforme o desempenho dos candidatos na primeira fase: carreiras mais disputadas, em que o resultado médio dos inscritos costuma ser melhor, terão mais candidatos por vaga. Por fim, os aprovados para a segunda etapa responderão apenas a 16 questões no segundo dia de provas – e não mais a 20, como em anos anteriores. Caso não seja aprovado para o curso no qual se inscreveu, o candidato poderá concorrer a outra carreira, após a divulgação da terceira chamada de aprovados.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)