Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Primeira fase da Unicamp acontece neste domingo

Prova é composta por 48 questões de conhecimentos gerais e duas redações

Por Da Redação 10 nov 2013, 08h26

Será realizada neste domingo a primeira fase do vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aplicada em 18 cidades, a prova terá início às 13 horas, mas os 73.818 candidatos habilitados a fazer o exame devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência, segundo orientações da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest). Os locais de prova de cada candidato já podem ser acessados pelo site da Comvest.

Leia também:

Vestibular 2014 da Unicamp registra número recorde de inscrições

Unicamp é única brasileira no mais respeitado ranking de ‘universidades jovens’

A avaliação de hoje é composta por 48 questões de conhecimentos gerais do ensino médio e duas redações obrigatórias de diferentes gêneros. O candidato terá cinco horas para realizar os exercícios e poderá sair da sala após três horas e meia de permanência. É necessário portar o documento original indicado na inscrição para fazer a prova. A organização ainda informa que será permitido levar caneta azul ou preta feita de material transparente, lápis preto, borracha, régua transparente e compasso.

Continua após a publicidade

Os candidatos que obtiverem pontuação suficiente para seus respectivos cursos serão convocados para a segunda fase, a ser realizada nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. Os que concorrem para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e artes corporais farão as provas de habilidades específicas de 20 a 23 de janeiro. A primeira chamada para a matrícula virtual dos aprovados será divulgada no dia 3 de fevereiro.

Para 2014, são oferecidas 3.320 vagas em 69 cursos da Unicamp e 140 vagas em dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Medicina continua sendo o curso mais disputado da universidade: são 145,4 candidatos por vaga. Em segundo lugar figura arquitetura e urbanismo, com 104,5 candidatos por vaga, seguida de medicina na Famerp (74,5), engenharia civil (51,8), engenharia química (46,9), comunicação social e midialogia (46,4), ciências biológicas (38,5), engenharia de produção (36,2), geologia (30,8) e engenharia mecânica (28,1).

Cotas – O vestibular Unicamp 2014 já contará com o aumento no bônus oferecido pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (Paais). Com isso, candidatos que tiverem cursado o ensino médio completo em escola pública receberão sessenta pontos adicionais na nota final do processo seletivo, aos quais serão adicionados outros vinte se o estudante se autodeclarar negro, pardo ou indígena, podendo chegar aos oitenta pontos extras. No vestibular 2013, essas bonificações eram, respectivamente, de trinta e de dez pontos.

Leia também:

Vestibular 2014 da Unicamp registra número recorde de inscrições

Unicamp é única brasileira no mais respeitado ranking de ‘universidades jovens’

Continua após a publicidade
Publicidade