Clique e assine com até 92% de desconto

Prêmio Jovens Inspiradores 2013 anuncia vencedores

Ganhadores do concurso — promovido por VEJA.com e Fundação Estudar — receberão bolsas de estudos no exterior e um ano de orientação profissional

Por Lecticia Maggi e Victor Bonini 2 dez 2013, 20h38
Os quatro ganhadores do PJI 2013: Bruno Santos, Felipe Machado, Lorrana Scarpioni e Samuel Gondim
Os quatro ganhadores do PJI 2013: Bruno Santos, Felipe Machado, Lorrana Scarpioni e Samuel Gondim VEJA

Foram anunciados na noite desta segunda-feira, em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, os nomes dos quatro vencedores da segunda edição do Prêmio Jovens Inspiradores, parceria entre VEJA.com e a Fundação Estudar que pretende identificar e incentivar jovens com capacidade de assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil.

Os ganhadores são:

. Felipe Machado, de 20 anos

. Lorrana Scarpioni, de 23 anos

. Samuel Gondim, de 25 anos

. Bruno Santos, de 25 anos – ganhador também Troféu Prêmio Voto Popular, do qual participaram leitores de VEJA.com

Os vencedores receberão um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial (mentoring) e uma bolsa de estudos no exterior no valor de até 30.000 reais. O regulamento do PJI 2013 previa a premiação de apenas três candidatos. O alto nível dos finalistas, porém, levou os jurados a incluir mais um nome na lista. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão formada por conselheiros da Fundação Estudar e representantes da Editora Abril. (continue a ler a reportagem)

Felipe Machado

Continua após a publicidade

Bruno Santos

Samuel Gondim

Lorrana Scarpioni

Neste ano, o prêmio registrou 16.737 inscrições, mais que o dobro das contabilizadas em 2012. Ao longo do ano, os participantes passaram por uma maratona de avaliações.

O primeiro passo foi a análise de vídeos, nos quais os candidatos explicavam por que se consideram capazes de transformar o Brasil. A comissão julgadora do Prêmio escolheu 25 semifinalistas, que participaram de uma oficina na capital paulista com dinâmicas de grupo. Desta etapa, saíram os dez finalistas que, nesta segunda-feira, apresentaram seus projetos aos júri.

Em 2012, o PJI consagrou quatro inspiradores: a alagoana Larissa Maranhão, criadora de um blog que orienta estudantes na produção de textos; Miguel Andorffy, uma espécie de Salman Khan brasileiro, que ensina na web usando vídeos; Paulo Orenstein, autor do projeto de uma rede social do terceiro setor; e o paulista Roger Koeppl, fundador da cooperativa de reciclagem YouGreen.

Continua após a publicidade
Publicidade