Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta sexta-feira

Sistema bateu recorde de inscritos com mais de 2 milhões de candidatos

O prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta sexta-feira, às 23h59. O sistema, que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebeu mais de 2,18 milhões de inscritos, de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), às 18 horas desta quinta-feira.

Na quarta, o Sisu bateu recorde de inscritos, ultrapassando os 1 949 958 contabilizados na edição de 2013. Como cada candidato pode indicar até duas opções de cursos, o número de inscrições até o momento chega a 4,24 milhões.

Para concorrer às 171 401 vagas, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter realizado o Enem 2013 e não podem ter obtido nota zero na redação. Neste ano, o número de vagas é 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2013 (129 279). A quantidade de cursos também aumentou, chegando a 4.731 opções (salto de 26%).

No site do programa, é possível monitorar a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Dessa forma, se o candidato tem até o fim do dia para alterar suas opções e aumentar as chances de conseguir uma vaga. O sistema considera apenas a última opção indicada.

Leia também:

Inscrições para Prouni começam no dia 13 de janeiro

MEC divulga notas do Enem 2013

Site do Sisu vaza dados de candidatos

Quadrilha que fraudou vestibulares de medicina atuou também no Enem

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

A primeira chamada do processo seletivo será anunciada na segunda-feira, 13, e os selecionados deverão efetuar a matrícula nos dias 17, 20 e 21. No dia 27, será divulgada a segunda chamada.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse para o curso correspondente à primeira opção e não poderá participar o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

De acordo com a Lei das Cotas, todas as universidades federais, além de institutos de educação, ciência e tecnologia e centros de educação tecnológica participantes do Sisu devem garantir pelo menos 25% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Cronograma

6 a 10 de janeiro (23 horas e 59 minutos do horário de Brasília): Período de inscrições

13 de janeiro: Primeira chamada

17, 20 e 21 de janeiro: Matrícula da primeira chamada

27 de janeiro: Segunda chamada

27 de janeiro a 7 de fevereiro: Inscrição na lista de espera

31 de janeiro a 4 de fevereiro: Matrícula da segunda chamada

A partir de 11 de fevereiro: Convocação dos candidatos em lista de espera