PF prende grupo que fraudava vestibulares de medicina
Quadrilha usava ponto eletrônico para passar respostas a estudantes

A Polícia Federal desarticulou nesta terça-feira uma organização criminosa que fraudava vestibulares de medicina em seis estados brasileiros. De acordo com a PF, a quadrilha agiu em pelo menos 13 concursos de instituições particulares localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.
Segundo as investigações, a quadrilha contava três grupos de ação: o primeiro cooptava os vestibulandos enquanto o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamentos de comunicação (ponto eletrônico). Já o terceiro grupo era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava aos alunos por meio dos pontos eletrônicos.
Nesta manhã, foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Até o momento, 11 pessoas foram presas, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Piauí, Goiás e Tocantins. Também foram apreendidas duas armas de fogo na residência de dois dos investigados. Os demais estão sendo procurados.
De acordo com a PF, os presos responderão pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.
Leia também:
Seis faculdades denunciadas no Pará por irregularidade